Banco de Projetos

Linha Ecológica: conhecer para preservar

Ano / Edição: 2019
Município: Três Barras do Paraná
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de Três Barras do Paraná

Diagnóstico

O Município de Três Barras do Paraná está localizado no Terceiro Planalto paranaense, na Região Oeste do Estado, em latitude sul 25º 25´ 54" e longitude 53º 12` 00" W - GR, distante aproximadamente 90 Km de Cascavel e 460 Km da capital Curitiba, a uma altitude de 657 m. acima do nível do mar. Faz divisa ao norte com o Município de Catanduvas; ao sul com Boa Vista da Aparecida; ao noroeste com Cascavel; a sudoeste com Cruzeiro do Iguaçu e a sudoeste com Nova Prata do Iguaçu.
A denominação Três Barras do Paraná surgiu devido ao estabelecimento dos primeiros moradores na região junto a três pequenos riachos. No pequeno vale onde três sangas se encontravam, edificaram-se as primeiras moradias, de aspecto rústico, de onde se consolidava a ocupação do restante da unidade territorial, servindo de abrigo aos moradores que ali se estabeleciam, dando origem à localidade de Três Barras e posteriormente ao Município de Três Barras do Paraná. A ocupação efetiva da região ocorreu após a década de 1950, sendo o maior atrativo o potencial de exploração madeireira, principalmente da Araucária Angustifólia (Pinheiro-do-Paraná), abundante na região. Com a instalação de serrarias e mobilização de mão-de-obra, as estradas e vias de acesso foram sendo abertas no meio da mata., permitindo a acelerada ocupação antrópica e a definitiva conquista de uma região que, na época, era ainda pouco conhecida e explorada.
De acordo com os dados apresentados na contagem da população 2000, do IBGE, o município de Três Barras do Paraná apresenta 58% de sua população concentrada no meio rural. A falta de incentivos à atividade agrícola, baixos preços e alto custo dos insumos têm contribuído para a aceleração do processo de êxodo rural em Três Barras do Paraná. O assentamento de agricultores que viviam na área alagada pelo reservatório da Usina Hidrelétrica Salto Caxias, deslocados para outros municípios, acabou tendo reflexos negativos nos índices de crescimento anual verificado nos últimos anos no município, na ordem de 2,45%.
O município de Três Barras do Paraná conta com uma importante unidade de conservação ambiental do PARANÁ, o Parque Estadual do Rio Guarani. A mesma é uma Unidade de Conservação classificada na categoria de manejo de Proteção Integral, segundo o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), que tem como objetivo básico preservar a natureza, sendo admitido o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos na lei.
Essa Unidade de Conservação foi oficialmente criada pelo Decreto Estadual nº 2.322 de 19 de julho de 2000, com área de 2.235 há e tendo como unidade gestora o Instituto Ambiental do Paraná. O mesmo encontra-se localizado no Município de Três Barras do Paraná, Estado do Paraná e tem como centro as coordenadas geográficas 53º 8` de longitude W e 25º 26` de latitude S.
Originalmente, a área era de propriedade da Empresa Giacomet Marondin S.A., atual ARAUPEL S.A., cujas atividades básicas estavam voltadas à exploração agrosilvicultural e beneficiamento de madeira. Em face da necessidade de atividades voltadas ao manejo florestal, com estoques regulares de madeira, a área manteve-se bem conservada para o padrão da região. Aprersentava formações arbóreas (matas) que sofreram intervenções antrópicas, notadamente na retirada seletiva de espécies arbóreas de aproveitamento comercial, bem como em pequenas extensões com desmatamentos mais acentuados. A composição da vegetação apresentava-se bastante diversificada, devido ao contato entre duas fitifisionomias dominantes na região: a Floresta Estacional Semidecidual.
Essa área foi designada pela COPEL, companhia de abastecimento de energia elétrica, no intuito de compensar os impactos ambientais causados pela criação da Usina Hidrelétrica de Salto Caxias, situada nas confrontações entre cinco municípios que são Três Barras do Paraná, Boa Vista da Aparecida, Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu e Boa Esperança do Iguaçu.
Área constituída por uma grande extensão de floresta ainda bem conservada; acesso fácil; drenagem bem distribuida; localização no municipio mais atingido pelo reservatório da Usina Hidrelétrica Salto Caxias; processo de negociação com apenas um proprietário e grande diversidade de fauna e flóra. Já em relação aos aspectos negativos, havia preocupação quanto à extensão de limites secos, resguardados por cercas, o que poderia dificultar a fiscalização; existência de um plano de manejo florestal aprovado em favor da empresa proprietária, o que poderia acabar contribuindo par ao aumento do processo de degradação ambiental, e a passagem de uma linha de transmissão elétrica seccionando o setor sudoeste. Em novembro de 1993, em decorrência do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da Usina Hdrelétrica Salto Caxias e posteriormente elaboração do Projeto Básico Ambiental (PBA), contemplando as medidad mitigadoras e compensatórias do projeto, definiu-se pela constituição da Unidade de Conservação, originalmente denominada apenas como Reserva do Rio Guarani. A criação da unidade estava, portanto, amplamente amparada nas diretrizes estabelecidas no PBA da Usina Hidrelétrica Salto Caxias, em seu programa específico " Programa de Implantação da Estação Ecológica". A área foi declarada de utilidade pública para fins de desapropriação pela COPEL em 12 de dezembro de 1994, através do Decreto Estadual nº 4.356. Em 13 de agosto de 1996, a área foi adquirida e escriturada pela COPEL, com 2.235 ha de mata nativa no Município de Três Barras do Paraná, região Oeste do Estado do Paraná, cujas finalidades principais estavam balizadas nos seguintes parâmetros: manutenção e promoção de condições para o estabelecimento da diversidade biológica; proteção de espécies ameaçadas de extinção; recuperação de áreas degradadas; incentivo às atividades de pesquisa científica e monitoramento ambiental; educação ambiental e finalmente , cumprimento da legislação ambiental pertinente. Dentre as principais diretrizes e ações desenvolvidas pela COPEL sobre a fauna e a flora da unidade de conservação, destacam-se: o processo de aquisição da área aproximadamente 2.235 ha de mata nativa e a implementação da Reserva do Rio Guarani, com investimentos na ordem de R$ 7 milhões; o levantamento e caracterização da flora (FUPEF, 1999); estudos sobre a etnobotânica de plantas medicinais; levantamento e monitoramento da fauna de vertebrados terrestres (e.g., PICHORIM et al, 1999; BÓÇON, 1990; TEIXEIRA et al, 1998; BERNARDE & MACHADO, 2001 "2000"; QUADROS et al, 2000); estudo sobre a importância da unidade de conservação para a manutenção da fauna; etnozoologia (relações existentes entre o homem e os animais silvestres - PINTO & KRUGER, 1998); convênio de cooperação com o Batalhão da Polícia Florestal para II.
Apesar da grande importância do Parque Estadual do Rio Guarani, o mesmo ainda é pouco conhecido pela população tribarrense, sendo sua estrutura pouco aproveitada para visitação e programas de Educação Ambiental.
O município de Três Barras do Paraná apresenta algins problemas ambientais como: a caça de animais silvestres; sendo que muitos casos ocorrem na área do parque; desmatamento ilegal; uso de agrotóxicos; destinação incorreta de resíduos sólidos, entre outros.

Descrição

- Será realizada a divulgação do projeto com os professores municipais, explicando o funcionamento do mesmo e coletando sugestões dos educadores para enriquecer o trabalho desenvolvido;
- O município irá disponibilizar um ônibus escolar para fazer o percurso das escolas até o Parque Estadual Guarani onde serão desenvolvidas as atividades planejadas pelos professores e gestores de Educação Ambiental do município, estimulando também o turismo ecológico local;
- O parque estará apto a recepcionar os alunos, com salas de aula, aparelho de multimídia e computador para desenvolvimento das atividades teóricas. Na prática será realizada a caminhada pela trilha ecológica, na qual os alunos terão contato direto com a diversidade biológica encontrada no ambiente;
- Após o passeio realizado na trilha, o parque contará com um veículo tracionado que levará os alunos e professores por um caminho que adentra a mata, levando até o rio Guarani;
- Serão realizadas atividades desenvolvidas sobre Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável com os alunos envolvidos nesse projeto referentes aos trabalhos realizados em sala de aula e no parque Ambiental Guarani, mostrando o conhecimento adquirido nessas aulas;
- Ao final do passeio também serão dinâmicas na área do parque relacionadas à educação ambiental com os alunos durante as visitas realizadas no parque;
- A trilha ecológica contará com pontos estratégicos onde serão visualizadas algumas espécies, interações ecológicas e outros exemplos de conteúdos trabalhados em sala. Esses locais estarão identificados com placas para que nessas paradas os professores e educadores Ambientais por meio de seus planos de aulas estejam comentando e demonstrando exemplos reais dos conteúdos trabalhados;
- Assim sucessivamente, durante o ano letivo conforme o cronograma implantado, espera-se que as aulas do projeto estejam surtindo seu efeito na adoção de práticas de respeito ao meio em que se vive.

Objetivos

Gerais:

Promover a Educação Ambiental no município de Três Barras do Paraná a partir do conhecimento e valorização do próprio meio, motivando práticas educativas diferenciadas, levando alunos e professores a vivenciar experiências sensoriais múltiplas por meio do contato direto com a natureza, de forma a observar na prática os conteúdos trabalhados e desenvolver hábitos de respeito e cuidado pelo meio em que se vive.

Específicos:

- Desenvolver aulas no Parque Estadual Rio Guarani voltadas à Educação Ambiental permitindo aos alunos o contato direto com a natureza;
- Discutir com os alunos a realidade do nosso planeta no dia de hoje, despertando neles o interesse de criar novas estratégias para amenizar a atual situação;
- Criar alternativas de envolvimento da comunidade para conscientização sobre desenvolvimento sustentável;
- Promover práticas de sustentabilidades em escolas com o foco em atividades lúdicas para o aluno e adoção de hábitos saudáveis e sustentáveis;
- Envolver a comunidade, despertando o interesse pelo turismo ecológico dentro do município;
- Divulgar a importância do Parque Estadual Rio Guarani, de forma a atrair mais visitantes e, por meio do conhecimento do mesmo, valorizar as riquezas naturais do município, despertando o desejo de cuidar melhor do nosso meio.

Metas a atingir:

- Organizar uma linha ecológica, na qual professores contarão com um ônibus disponível para levar suas turmas até o Parque Estadual Rio Guarani, onde desenvolverão suas aulas;
- Organizar os planejamentos das escolas de forma a conciliar os conteúdos curriculares com a dinâmica do Parque Estadual Rio Guarani;
- Criar um ambiente mais educativo nas trilhas do Parque, identificando pontos estratégicos onde os professores poderão exemplificar na prática os conteúdos trabalhados em sala;
- Organizar cronograma de visitas para as diferentes turmas e escolas do município.

Cronograma

Físico:

- Mês de junho: elaboração do projeto em parceria com as secretarias municipais de educação e meio ambiente;
- Mês de julho: divulgação do projeto com os professores;
- Mês de Julho: organizar os planejamentos das escolas de forma a conciliar os conteúdos curriculares com a dinâmica do Parque Estadual Rio Guarani;
- Mês de agosto: adequação das trilhas e espaço físico do parque para recepcionar os visitantes;
- Meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro: visitações das escolas municipais e estaduais do município de Três Barras do Paraná;
- Mês de fevereiro de 2020: avaliação dos resultados e reorganização das visitas;
- Meses de março, abril, maio, junho e julho de 2020: continuação das visitações ao parque.

Financeiro:

Ônibus "Escolar": 75, 000,00 ;
Combustível para as atividades: 3.650,00;
Materiais didáticos para realização das dinâmicas: 10.000,00;

Orçamento:

Os orçamentos seguem de acordo com as etapas do projeto contando com recursos próprios e de parcerias

Beneficiários Diretos:

Aproximadamente 3000 alunos da rede municipal e estadual de ensino do município de Três Barras do Paraná .

Beneficiários Indiretos:

A comunidade tribarrense e comunidade regional em geral

Resultados:

Espera-se que haja uma maior divulgação do Parque Estadual Rio Guarani na região e comunidades locais, além da redução dos impactos ambientais observados no município.

Anexos

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