Banco de Projetos

Recuperação de Nascentes em Área Rural

Ano / Edição: 2019
Município: Altamira do Paraná
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Secretaria de Agricultura

Diagnóstico

O Município de Altamira do Paraná, localizado na Região Centro Oeste do Estado do Paraná, quase metade da população reside na área rural onde grande parte da água utilizada para consumo humano e nas atividades econômicas das propriedades é obtida através da captação de poços artesianos e nascentes. Em geral, a água quando captada das nascentes é apenas canalizada e direcionada aos principais pontos de uso, estando suscetível a contaminação. O processo de contaminação acontece principalmente por conta da presença de animais aos locais próximos dos pontos de captação e de nascente não protegidas expostas a contaminação.
A partir da necessidade de garantir o abastecimento das comunidades rurais com água de boa qualidade, o Município de Altamira do Paraná implantou no ano de 2013 um projeto de incentivo a proteção de nascentes, com adoção da técnica de proteção com solo-cimento.

Descrição

A partir de uma lista de espera os técnicos da Prefeitura agendam serviço para aplicação da técnica e orientação dos usuários quanto à manutenção do sistema;
O cronograma de execução das obras de proteção das nascentes é seguido a partir da demanda dos interessados. Na execução das obras o acompanhamento do técnico, o proprietário interessado fica responsável pela disponibilidade do material necessário, assim como a mão-de-obra para auxílio na proteção da fonte.
O técnico realiza a orientação dos interessados quanto à necessidade de proteção ao entorno da nascente com reflorestamento, do tratamento de água e manutenção do sistema, uma vez que há necessidade de constante manutenção no tratamento de água para efetivo funcionamento do sistema.

Objetivos

Gerais:

Melhorar a qualidade da água potável utilizada nas propriedades rurais do Município de Altamira do Paraná através da proteção de nascente com técnica adequada, aliada a orientação quanto ao seu tratamento para garantir o abastecimento contínuo à população local.

Específicos:

Propiciar o aumento da vazão de água disponível para captação nas nascentes, reduzindo o risco de escassez nas áreas rurais do município;
Possibilitar a redução do risco de contaminação em consequência a melhoria da qualidade da água disponibilizada para uso humano na propriedade rural;
Conscientizar a população rural quanto aos benefícios da implementação de processos de proteção de nascentes e tratamento contínuo da água captada.

Metas a atingir:

Realizar palestras nas comunidades informando sobre os riscos de contaminação de nascentes não protegidas e vantagens de sua recuperação.
Recuperar 70 nascentes, seguindo a lista de espera, sendo que até o momento foram recuperadas 30 nascentes, a meta é recuperar todas da lista de espera até 2021.

Cronograma

Físico:

O cronograma de execução das obras de proteção das nascentes é seguido a partir da demanda dos interessados. Na execução das obras o acompanhamento do técnico, o proprietário interessado fica responsável pela disponibilidade do material necessário, assim como a mão-de-obra para auxílio na proteção da fonte.

Financeiro:

Os materiais, serviços e equipamentos necessários para execução da obra de proteção de fontes são: pedra ferro, cimento, terra peneirada e livre de impureza, tubos de 100mm, tubo de 25mm; adaptador de cano 25mm para mangueira 3/4, caixa d’água, tampa para tubo de 100 mm, tampa para tubo de 25mm, telinha mosqueteira, colher de pedreiro, peneira, enxada, balde, enxadão, carrinho de mão;
Veículo;
Técnico;
Mão-de-obra local para execução da obra;
Análises laboratoriais da água;
Produtos para tratamento da água.

Orçamento:

O custo em média dos materiais utilizados para execução do projeto em cada mina ou nascente é de cerca de R$ 70,76.

Beneficiários Diretos:

Moradores da propriedade onde se recuperou a nascente, moradores vizinhos que se beneficiam da mesma nascente recuperada.

Beneficiários Indiretos:

Famílias que utilizam a água das nascentes.

Resultados:

Foram protegidas uma quantidade acima de 30 de nascentes nas áreas rurais do Município de Altamira do Paraná entre os anos de 2013 a 2018;
Melhoria ao acesso à água nas pequenas propriedades rurais, tanto para o consumo humano quanto para o consumo animal, em razão do maior volume de água armazenado;
Redução da contaminação e melhoria na qualidade da água tendo em vista a orientação quanto à necessidade de tratamento adequado de acordo com a Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde. No trabalho realizado pela vigilância sanitária, são apontados indicadores de qualidade da água de uma nascente protegida antes e após o tratamento, quando a água mostra-se mais adequada ao consumo humano.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos