Ficha de notificação de violência online: relato de experiência
Ano / Edição: 2019
Município: Cambé
Função de Governo: Saúde
Administração Indireta:
Secretaria de Saúde
Diagnóstico
Antes da implantação da ficha notificação online, percebia-se números diferentes de notificações entre os serviços da vigilância epidemiológica e CREAS - Centro de Referência de Assistência Social, serviço especializado em atender vítimas e agressores de violência, visto que cada serviço contava com sua própria ficha de notificação. Após sucessivas aproximações entre as secretarias municipais de saúde e assistência social, foi elaborado um instrumento de notificação com todos os dados do SINAN e outras informações consideradas essenciais para a investigação , no intuito de facilitar a notificação, agilizar a execução das ações intersetoriais e unificar o instrumento de registro entre os serviços do município.
Descrição
Após sucessivas aproximações entre as secretarias municipais de saúde e assistência social, foi elaborado um instrumento de notificação com todos os dados do SINAN e outras informações consideradas essenciais para a investigação como nome de pai e escola onde a vítima estuda. O formulário de notificação foi construído na plataforma do Google Drive® e disponibilizado para os profissionais das diversas unidades notificadoras, por meio do site da prefeitura municipal de Cambé. Foi realizado um evento, com a participação dos serviços municipais, dos serviços de segurança pública que atuam no município e representantes da comunidade, para o lançamento, instrução de preenchimento e acesso da ficha de notificação on-line. No decorrer do processo, algumas dificuldades com a plataforma foram encontradas, de modo que a ferramenta foi reformulada pela equipe do Centro de Processamento de Dados – CPD do município. Após a implantação do instrumento on-line os dados de todas as notificações de violência do município começaram a ser acessados e impressos, em tempo real, pela Vigilância Epidemiológica, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Violação e Conselho tutelar do município.
Objetivos
Gerais:
Unificação da ficha de Notificação de Violência entre os serviços de saúde e assistência social
Específicos:
- Facilitar a notificação;
- Agilizar a execução das ações intersetoriais;
- Unificar o instrumento de registro entre os serviços do município.
Metas a atingir:
Os resultados mostram que as ações pertinentes passaram a ser realizadas com mais agilidade pelos setores responsáveis. Foi observado, por meio do relato dos profissionais das unidades notificadoras, maior facilidade no preenchimento da ficha on-line quando comparada à impressa de modo que houve um aumento considerável no número de notificações e de unidades notificadoras.
Cronograma
Físico:
Confecção da ficha de notificação on line de janeiro à maio de 2018;
Lançamento da ficha de notificação on line e composição do Núcleo de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde maio 2018;
Reformulação da ficha de notificação on line de janeiro à março de 2019;
Financeiro:
Para início da implantação da ficha de notificação on line, realizou-se a confecção da Placa de Notificação, materiais educativos como folders. Quanto ao sistema de notificação, sem custo.
Orçamento:
Elemento de despesa 3.3.90.30 R$ 1.669,70
Elemento de despesa 3.3.90.39 R$ 841,50
Beneficiários Diretos:
População de maneira geral e especificamente as vítimas de violência.
Beneficiários Indiretos:
Vigilância Epidemiológica, CREAS- Centro de Referência de Assistência Social, Conselho Tutelar e todas unidades notificadoras;
Resultados:
Os resultados mostram que as ações pertinentes passaram a ser realizadas com mais agilidade pelos setores responsáveis. Foi observado, por meio do relato dos profissionais das unidades notificadoras, maior facilidade no preenchimento da ficha on-line quando comparada à impressa de modo que houve um aumento considerável no número de notificações e de unidades notificadoras.