Certificado de Reconhecimento
Aprender Digital
Ano / Edição: 2019
Município: Cascavel
Função de Governo: Educação
Administração Indireta:
não
Diagnóstico
O projeto Aprender Digital surgiu através da necessidade de acrescentar um recurso de tecnologia assistiva, para contribuir no processo de alfabetização dos alunos que apresentam dificuldades na coordenação motora fina, sem controle motor para estabelecer a escrita e alunos que não apresentam comunicação verbal e necessitam de comunicação alternativa para auxiliar suas atividades escolares, neste caso o recurso foi o computador com tela touch screen e os atividades/jogos nele instalados. A Tecnologia Assistiva tem como objetivo proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado e trabalho.
Pensando nas dificuldades apresentadas por esse público alvo, o projeto trouxe subsídio a mais para os professores desenvolverem o trabalho com os alunos, estando de acordo com o Currículo Para Rede pública Municipal de Ensino de Cascavel. Foi percebido que o instrumento auxiliou os professores em sala de aula e trouxe maior desempenho pedagógico aos alunos que fazem uso dele.
Descrição
O projeto Aprender Digital surgiu através da necessidade de acrescentar um recurso de tecnologia assistiva, o computador com tela touch screen, para ser utilizado no processo de alfabetização dos alunos que apresentam dificuldades na coordenação motora fina, sem controle motor para estabelecer a escrita e alunos que não apresentam comunicação verbal, necessitando de comunicação alternativa para auxiliar suas atividades escolares.
Devido as dificuldades motoras e sensoriais de alguns alunos com deficiência foi organizado uma equipe para iniciar este projeto. Participam deste projeto a Terapeuta Ocupacional Alexandra Ferreira Carli Eler, as Coordenadoras Pedagógicas Municipais da Educação Especial Ivone Lelis de Lima Novo e Marilene Toledo de Almeida e o Instrutor de Informática João Clovis Vargas Alves.
O computador com tela touch screen auxiliará nas atividades direcionadas pela Professora de Apoio Pedagógico e contará com esta equipe para auxiliar na confecção de atividades digitalizadas para serem realizadas em sala de aula.
A TO direcionará a respeito das necessidades de adaptações, orientações quanto ao uso do instrumento e aquisições motoras deste aluno; as Coordenadoras Pedagógicas Municipais orientarão o Professor de Apoio Pedagógico a respeito das questões pedagógicas; o Instrutor de Informática auxiliará na produção de materiais pedagógicos.
A tecnologia educacional também é facilmente confundida com a Tecnologia Assistiva. Um aluno com deficiência física nos membros inferiores e que faz uso de cadeira de rodas, utilizará o computador com o mesmo objetivo que seus colegas: pesquisar na web, construir textos, tabular informações, organizar suas apresentações. O computador é para este aluno, como para seus colegas, uma ferramenta tecnológica aplicada no contexto educacional e, neste caso, não se trata de Tecnologia Assistiva. Qualquer aluno, tendo ou não deficiência ao utilizar um software educacional está se beneficiando da tecnologia para o aprendizado. Na escola o professor propõe novas ferramentas tecnológicas com objetivo de diversificar e qualificar o acesso ativo dos alunos às informações e também proporcionar a eles múltiplas formas de organizarem, expressarem e apresentarem os conhecimentos construídos.
A partir do trabalho desenvolvido, observou-se a necessidade de ampliação do projeto para as Salas de Recursos Multifuncional, onde atenderá uma demanda maior de acordo com as especificidades de cada um.
Objetivos
Gerais:
A Tecnologia Assistiva tem como objetivo proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, habilidades de seu aprendizado e trabalho.
Específicos:
Contribuir no processo de alfabetização dos alunos que apresentam dificuldades na coordenação motora fina, sem controle motor para estabelecer a escrita e alunos que não apresentam comunicação verbal e necessitam de comunicação alternativa para auxiliar suas atividades escolares.
Metas a atingir:
Serão adquiridos mais computadores que serão disponibilizados para maior número de alunos público alvo deste projeto, matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel.
Cronograma
Físico:
Avaliações nas escolas com os alunos
Licitação e compra dos instrumentos
Avaliações com o material/instrumento
Formação para professores
Trabalho diário em sala de aula com os alunos
Desenvolvimento de novas atividades/jogos de acordo com a demanda e suas especificidades
Acompanhamento periódico
Financeiro:
Foram adquiridos 15 computadores com o valor de R$ 4.500,00 cada. Totalizando R$ 67.500,00
Está em processo de licitação para aquisição de mais 15 computadores de tela touch screen.
Orçamento:
Custo individual de cada computador: $ 4.500,00
Foram adquiridos 15 computadores com total equivalente a $ 67.500,00
Beneficiários Diretos:
Alunos que apresentam dificuldade na coordenação motora fina, sem controle motor para estabelecer a escrita e alunos que não apresentam comunicação verbal, matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel-PR.
Beneficiários Indiretos:
Professores regentes, professores de apoio pedagógico e familiares.
Resultados:
Projeto Aprender Digital proporciona autonomia escolar aos alunos que apresentam dificuldades na coordenação motora fina, sem controle motor para estabelecer a escrita e alunos que não apresentam comunicação verbal, necessitando de comunicação alternativa para auxiliar suas atividades escolares, sendo eles, alunos com transtorno de espectro autista e alunos deficiência física neuromotora. Atendendo as necessidades específicas do público alvo, a fim de favorecer seu aprendizado, bem como qualidade na realização das atividades pedagógicas, proporcionam ao professor, um recurso pedagógico a mais, para instrumentalizá-lo e contribuir no processo de ensino e de aprendizagem.
Até o momento são quinze escolas que se beneficiam com o Projeto Aprender Digital, atingindo 23 alunos individualmente em sala de aula, que vem demonstrando avanços no processo de ensino e aprendizagem, na aquisição motora de membro superior e das funções psicológicas superiores. Este instrumento também está sendo utilizado nas Salas de Recursos Multifuncional, destas escolas 10 contam com Salas de Recursos Multifuncional e serão atendidos aproximadamente 160 alunos.
De acordo com a especificidade dos alunos são criadas atividades para serem instaladas nos computadores e utilizadas em sala de aula como recurso para aprendizagem dos alunos.