Banco de Projetos

IMPLANTAÇÃO DE ENERGIA SOLAR E CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA NO CENTRO DE TRIAGEM DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DA ACARESTI - ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAS RECICLÁVEIS E/OU REAPROVEITÁVEIS DE SANTA TEREZINHA DE ITAIPU.

Ano / Edição: 2019
Município: Santa Terezinha de Itaipu
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TEREZINHA DE ITAIPU

Diagnóstico

A Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu – ACARESTI - é uma entidade sem fins lucrativos, enquadrada como um empreendimento de economia solidária, a qual comporta cerca de 48 pessoas que possuem o recurso adquirido a partir das atividades desenvolvidas, enquanto associado, como sua principal fonte de renda familiar.
Atualmente, a ACARESTI tem se tornado destaque devido aos seus trabalhos, que tem como foco a correta destinação de materiais recicláveis coletado no município de Santa Terezinha de Itaipu e, a partir disso, possibilita aos catadores associados um significativo aumento de renda, local e condições dignas de trabalho , extinção de focos de disseminação de vetores no município, realização de atividades de educação ambiental com maior eficiência, dentre outras.
Tendo em vista esse destaque e o sucesso das atividades desenvolvidas, diversas entidades tem procurado conhecer a fundo como são realizadas essas atividades, com intuito de replicá-las em sua localidade, uma vez que os trabalhos desenvolvidos são simples, de baixo custo e com alta eficácia, o que permite que com o mínimo de investimento se obtenha grandes resultados. Ainda fruto dessa notoriedade, recentemente, foi possível firmar convênios com algumas entidades que proporcionaram a oportunidade de expandir o projeto através de melhorias no sistema de coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis.
Levando em consideração todas as melhorias conquistadas, seja em infraestrutura e equipamentos ou convênios recentes, é notório que os custos operacionais também sofrem aumento na mesma medida em que as melhorias ocorrem. Assim sendo, ao observar os gastos com energia elétrica e água, chega-se a conclusão de que representam o maior consumo dentro da ACARESTI, fazendo necessária alguma intervenção de modo a reduzir esses custos e de forma que se obtenha a sustentabilidade econômica e ambiental do processo, servindo de modelo para outras entidades aplicarem dentro de suas possibilidades, uma vez que a grande visibilidade adquirida favorece a disseminação das práticas desenvolvidas na instituição, podendo ser replicada em outras localidades.
Através da análise destes gastos, implantou-se dentro da ACARESTI, dois sistemas: o de geração de energia solar e o de captação e reaproveitamento de água da chuva, com implantação de uma cisterna.

Descrição

3. DESCRIÇÃO


Tendo em vista os valores desembolsados com os custos para manutenção das atividades da ACARESTI, buscou-se meios de garantir a sustentabilidade financeira do projeto, tanto quanto a ambiental.
Dentre as alternativas pesquisas, as que melhor se enquadraram à demanda da ACARESTI foram o sistema de geração de energia sola e a cisterna de captação e reuso de água das chuvas.
Os sistemas são apresentados da seguinte forma:

3.1 Energia Solar.

Energia solar é uma ótima opção na busca por alternativas que não agridam o meio ambiente, pois é uma fonte não poluente e inesgotável. No Brasil essa forma de energia está aumentando de forma muito significante. Além disso, a radiação solar pode ser utilizada diretamente como fonte de energia térmica, para aquecimento de fluidos e ambientes e para geração de potência mecânica ou elétrica. Pode ainda ser convertida diretamente em energia elétrica, por meio de efeitos sobre determinados materiais, entre os quais se destacam o termoelétrico e o fotovoltaico.
O aproveitamento da iluminação natural e do calor para aquecimento de ambientes, denominado aquecimento solar passivo, decorre da penetração ou absorção da radiação solar nas edificações, reduzindo-se, com isso, as necessidades de iluminação e aquecimento. Assim, um melhor aproveitamento da radiação solar pode ser feito com o auxílio de técnicas mais sofisticadas de arquitetura e construção.
Uma das formas de se obter energia elétrica através do sol é através de um sistema fotovoltaico. Esse sistema converte a luz solar em energia elétrica através do uso de módulos fotovoltaicos ou painéis que são interligados entre si.








FIGURA 1- Esquema da produção de energia elétrica numa casa, através dos painéis fotovoltaicos.



Para saber se a energia solar é um investimento economicamente viável, é necessário recorrer ao uso de modelos de análise que avaliem tanto os custos do investimento quanto os benefícios decorrentes do mesmo (COSTA et al., 2000 e FADIGAS, 1993). Dentre os métodos econômicos disponíveis, podem-se citar os mais comuns, que são: o da taxa de retorno, o da relação custo/benefício, o do tempo de retorno e o do custo da vida útil.
Os métodos de avaliação econômica de sistemas energéticos diferem essencialmente na maneira em que relacionam custos e benefícios que, mesmo ligados entre si, não são necessariamente excludentes, pois tratam de tipos diferentes de decisões de investimentos. Assim, para alguns tipos de decisões, a escolha de um método é mais importante do que a de outro (HIRSCHEFELD, 1996).
Hoje a central de processamento de materiais recicláveis da ACARESTI consome em média 1286kwh/Mês, o que representa um custo aproximado de R$: 1.300,00/mês destacando que estão em funcionamento três prensas hidráulicas verticais, uma prensa hidráulica horizontal, uma prensa para metais não ferrosos, uma balança digital, descascador de fios, fragmentador de papéis, computadores, condicionadores de ar e demais ferramentas elétricas, entretanto, novos equipamentos podem e devem ser adquiridos, de modo a melhorar o ambiente de trabalho, a velocidade com que se processam os materiais e, consequentemente, a renda dos catadores.
Com base nestes novos equipamentos o sistema para geração de energia fotovoltaica foi projetado para produzir 1.600 kwh/Mês para atender e suprir a demanda por consumo de energia elétrica na central da ACARESTI. Destacando que futuramente o sistema de geração de energia elétrica poderá ser ampliado caso haja necessidade.

3.1.1 Custo da Tecnologia

O Brasil recentemente começou a fabricar painéis fotovoltaicos, em pequena escala devido aos altos custos da instalação do sistema fotovoltaico e a pequena demanda. O silício, principal material utilizado nos painéis, existente em grande quantidade no Brasil, é exportado para diversos países a preços baixos onde é purificado e transformado em célula solar e importado ao Brasil por valores elevados devido aos costumeirosimpostos, taxas, custos de transportes, despachantes, dentre outros, encarecendo qualquer ação em prol do meio ambiente.
Observa-se, atualmente, um crescimento acentuado domercado decélulas fotovoltaicas, baseando-se no financiamento e implantação de sistemas de geração de energia fotovoltaica, que operam conectados à rede elétrica e o proprietário do sistema criando uma espécie de banco de horas, relativo a quantidade de energia injetada à rede.
O sistema instalado é recomendado para consumidores da classe tarifária B1 convencional, que atualmente pagam um valor aproximado de R$ 0,79878o kWh (considerando a Tarifa + ICMS + PIS + COFINS).

O consumo considerado na elaboração o projeto pode ser melhor visualizado a partir da tabela abaixo apresentada, onde é possível observar que, além do consumo, o valor final da fatura é definido pelo valor do KWh pago pelo consumidor, de forma a interferir, também no tempo de retorno do investimento.

Com base nos valores apresentados na tabela acima, juntamente com o levantamento técnico realizado in loco para elaboração do projeto e antevendo futuras ampliações na ACARESTI, foi elaborado o projeto técnico e orçamentos para instalação do sistema adquirido. Dessa forma temos o seguinte:

A proposta considerou uma infraestrutura com capacidade de geração de 12,42 kW e leva em consideração o consumo de energia elétrica do local e o espaço disponível.



O orçamento é organizado na forma de pacote completo, de forma a considerar todos os investimentos necessários para ter um sistema instalado e funcionando, com confiabilidade, garantias e suporte técnico necessários.
Todos os requisitos de segurança e homologação COPEL estão considerados e incluídos. Os trabalhos foramrealizados por profissionais capacitados do setor de engenharia da Enerluz, conforme tabela abaixo:





GRÁFICO DE PAYBACK:

O cálculo de payback leva em consideração a vida útil das placas dentro da garantia e um reajuste anual na tarifa de energia de 5%.



Como mostrado na imagem anterior, o custo de investimento terá seu retorno garantido dentro de um prazo de aproximadamente 5 anos onde, além do retorno financeiro, o gerador injeta a geração de energia excedente não consumida, na rede de destruição local, e cria créditos junto a COPEL para que possam ser utilizados em momentos onde a geração de energia pelo sistema seja inferior a demandada pela ACARESTI.
A ideia da implantação deste modelo, além de financeiro, é ambiental, pois a associação tornou-se um centro de referencia e modelo de sucesso no quesito qualidade na coleta seletiva, sendo utilizada como local para disseminação de políticas de educação ambiental, recebendo apoio, principalmente mas não somente, de ITAIPU BINACIONAL.




3.2 CISTERNA

A água é um dos recursos naturais mais importantes para a sustentação da vida no planeta. A maioria dos metabolismos, ciclos e seres da Terra dependem da água para realizarem suas funções essenciais. Apesar de ser considerado um recurso renovável e dentro do ciclo hidrológico da Terra sua quantidade permanecer quase constante, qualitativamente, a água nem sempre pode ser renovada o que aumenta a escassez desse recurso (DUARTE, 2019).
Historicamente a preocupação mundial com a escassez de água se dava pontualmente nas regiões onde a água doce era menos disponível. Atualmente essa preocupação se tornou global; vemos que a demanda de água doce cresce rapidamente e sua disponibilidade global não acompanha esse crescimento (DUARTE, 2019).
Sabendo que apenas, aproximadamente, 0,04% de toda água do mundo é disponível e de fácil acesso, e que, segundo dados da Agencia Nacional de Águas, o Brasil detém cerca de 12% de todo planeta, o que, consequentemente, acarreta em maior responsabilidade dos brasileiros para com esse recurso, que apesar de abundante, está cada vez mais escassa, uma vez que a sua potabilidade é posta em xeque devido sua facilidade de ser contaminada e devido os diversos usos e atividades que vem sendo desenvolvidas, e, também, visando redução nos custos com água e esgoto realizou-se a instalação de um sistema de captação e reuso de água das chuvas.
Também conhecida como algibe, a cisterna é um reservatório que faz a captação da água da chuva e a armazena para uso doméstico geral, ou seja, é um sistema de aproveitamento da água da chuva de baixo custo (veja as diferenças entre água pluvial e água de reuso) que serve para armazenar água para usos restritos no ambiente doméstico. O uso de cisternas é considerado uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água e elas estão disponíveis em vários modelos, formatos e tamanhos, podendo ser instaladas em casas, apartamentos e condomínios (eCycle, 2019).
Uma vez que o município já era conhecedor dos sistemas de cisterna e seus benefícios, por sua experiência de implantação nas escolas do município, optou-se por replicar o sistema e implanta-lo na ACARESTI.
O sistema implantando em fevereiro de 2018 é composto por uma cisterna de 10 mil litros e faz a captação de um total de 450m² de telhado, o que representa 21% de toda área coberta, e tem o uso da água dado pelas descargas dos sanitários, utilização da água na lavanderia e na limpeza de todos os espaços da ACARESTI.
Haja visto que, mesmo com a atual cisterna em funcionamento, os custos com água são altos e o consumo, se mantém elevados, um projeto de ampliação do sistema se fez necessário e, recentemente foi aproado tal projeto junto à câmara de vereadores de Santa Terezinha de Itaipu para licitação e implantação.
O projeto de ampliação do sistema de captação e reuso das águas de chuvas, contempla uma ampliação de 20 mil litros, totalizando, assim, 30 mil litros, o que resulta em uma diminuição de 40 a 80% o volume de água consumido pela ACARESTI, a ser completamente implementado até setembro de 2019.

Objetivos

Gerais:

4. OBJETIVO GERAL

O objetivo da implantação da energia solar e da cisterna na ACARESTI, é a redução dos custos com energia elétrica e água além de mostrar que a associação de catadores, tem uma grande capacidade de se tornar um local auto-sustentável aproveitando todas as fontes de energia que dispõe, sendo assim uma referência nacional de sustentabilidade ambiental e financeira.

Específicos:

4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Tornar a ACARESTI referência nacional em sustentabilidade, com produção própria de energia elétrica e reuso da água das chuvas;
• Produção e consumo de energia renovável, que ainda é pouco explorada e apresenta grande potencial para microgeração de energia, também considerada uma alternativa sustentável em pequena escala;
• Economia para associação dos catadores que cada vez mais utiliza a energia elétrica para movimentação de seus equipamentos, reduzindo custos nos processamentos dos materiais recicláveis;
• Economia de água para uso nos sanitários e limpeza geral da central;
• Modelo para replicação das tecnologias, através dos visitantes a central de processamento de materiais recicláveis. Destacando que além da população itaipuense que visita o local, já passaram até representantes de outros estados e países;
• Estimular o uso dessas duas tecnologias, tanto em escala residencial como industrial.

Metas a atingir:

- Diminuir o consumo de energia elétrica;
- Diminuir o consumo de água potável para uso interno, sobre salvo as condições que exijam potabilidade da água;
- Manter o sistema em perfeito funcionamento para que as metas sejam sempre atingidas.
- Ampliação do sistema de cisternas para uma capacidade de 30 mil litros de armazenamento.

Cronograma

Físico:

CRONOGRAMA (FISICO E FINANCEIRO)

Manutenção do sistema de energia solar: Julho/2019; Agosto/2019; Setembro/2019; Outubro/2019; Novembro/2019 e Dezembro/2019
Instalação do sistema de cisternas : Agosto/2019 e Setembro/2019
Manutenção das cisternas : Julho/2019; Agosto/2019; Setembro/2019; Outubro/2019; Novembro/2019 e Dezembro/2019

Financeiro:

CRONOGRAMA (FISICO E FINANCEIRO)

Manutenção do sistema de energia solar: Julho/2019; Agosto/2019; Setembro/2019; Outubro/2019; Novembro/2019 e Dezembro/2019
Instalação do sistema de cisternas : Agosto/2019 e Setembro/2019
Manutenção das cisternas : Julho/2019; Agosto/2019; Setembro/2019; Outubro/2019; Novembro/2019 e Dezembro/2019

Orçamento:

O ORÇAMENTO SEGUE EM ANEXO.

Beneficiários Diretos:

Os beneficiários do projeto são os catadores da associação, uma vez que todo o saldo gerado com a economia das faturas de energia elétrica e água, ficarão à disposição em fundo de caixa e pode ser utilizado para outros fins como, por exemplo, aquisição de EPI’s, uniformes, manutenção de equipamentos, etc.

Beneficiários Indiretos:

Indiretamente todos os cidadãos são beneficiados, a partir do momento em que são utilizados sistemas sustentáveis, que diminuem o uso de bens naturais. Escolas, associações, cooperativas de catadores que possam realizar visitas no local para conhecer a eficiência e o sucesso da implantação, e o mais importante levar esta idéia e replicar em seus municípios, residências, etc.

Resultados:

Ambas tecnologias instaladas, complementam uma a outra, e garantem que a economia e a sustentabilidade andem de mãos dadas em prol a um meio ambiente saudável e à dignificação do trabalho do catador, através das melhorias da condição de trabalho e renda.
A economia com os custos de água e energia elétrica, desde instalados (sistema solar em 12/2018 e cisterna operante desde fevereiro de 2018), somam um valor aproximado de R$: 8.000,00. Valor este que fica disponível para usos diversos da ACARESTI.
Além da economia financeira, a ACARESTI é foco de visitas de diversos grupos e entidades que a visita no sentido de compreender o sistema e buscar a replicação do modelo implantado, uma vez que já se mostrou como uma experiência de sucesso.
Junto a isso, ainda existe o reconhecimento recebido em diversas ocasiões, onde a ACARESTI recebe prêmios e menções por suas atividades e tecnologias, como por exemplo: Premio MPT- Cidade Pro Catador Paraná (2019), Premio Boas Práticas Cidades Sustentáveis, Premio BDNES de Economia Solidária, Premio Cidade Pro Catador (nacional).

Anexos

Banco de Projetos