PREFEITURA DE SARANDI INOVA COM BOLETIM INFORMATIVO UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS
Ano / Edição: 2019
Município: Sarandi
Função de Governo: Comunicações
Administração Indireta:
PREFEITURA MUNICIPAL
Diagnóstico
Sarandi é uma cidade metropolitana próxima à cidade de Maringá. Possui uma população de 102 mil habitantes, de acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
É considerada uma cidade de porte médio no estado do Paraná, e como todo município que está na região metropolitana de cidades maiores, aqui no caso de Maringá, possui problemas e desafios a serem enfrentados pela administração municipal.
Um desafio assumido pela administração do Prefeito Walter Volpato, através do Departamento de Comunicação Social, é o empoderamento dos munícipes levando conhecimento aos mesmos sobre a administração pública municipal, e os serviços que estão sendo disponibilizados à população.
Neste viés, a Prefeitura de Sarandi/PR, aproveitou as principais ferramentas gratuitas atuais da internet, como facebook e WhatsApp, utilizada para a comunicação com a população do município e lançou um projeto inovador: um Boletim Informativo, em formato de vídeo. O projeto foi criado com o objetivo de melhorar e facilitar a comunicação da Prefeitura com a população, sobre as principais ações e o trabalho desenvolvido, por meio de imagens e entrevistas. O recurso inspirou outros municípios a reproduzirem o modelo em suas redes sociais também, como a cidade vizinha de Marialva/PR.
Descrição
O Boletim Informativo traz uma apresentação semanal, onde são destacados os principais trabalhos feitos, através de suas respectivas secretarias ou departamentos. As ações são filmadas e possuem entrevistas explicando o conteúdo das mesmas. A duração dos vídeos são em média de três minutos, para que o espectador não perca o interesse. O vídeo é editado e postado no Facebook, onde é possível interagir com a Prefeitura sobre os temas abordados no Boletim e também é enviado em grupos de WhatsApp para propagação do vídeo.
Objetivos
Gerais:
O objetivo deste projeto é levar a informação de maneira ágil para a população do município de Sarandi, dando ênfase para a transparência nos trabalhos que estão sendo executados pelas diversas secretarias e pelo Prefeito.
Específicos:
Dar transparências às ações desenvolvidas nas várias áreas como saúde, educação, obras, saneamento, assistências social e outros.
Fazer a informação chegar de forma mais rápida para a população.
Permitir que a sociedade opine através das redes sociais, sobre os serviços que estão sendo executados no município.
Melhorar a interlocução da gestão pública com a sociedade.
Levar conhecimento sobre a gestão pública de forma atrativa, como vídeos de curta duração.
Profissionalizar e dar eficiência ao setor de comunicação social da Prefeitura.
Diminuir os custos da informação, já que as mídias convencionais são pagas e de custo alto.
Com este projeto, a Prefeitura não depende apenas da divulgação da mídia convencional e de como os assuntos são reproduzidos em seus veículos de comunicação (muitas vezes tendencioso). Desta maneira, a população pode visualizar as formas de abordagem e tirar suas próprias conclusões sobre o tema apresentado em ambas as pautas.
Metas a atingir:
A meta principal é que a informação seja levada ao maior número de munícipes possível, independente de grau de escolaridade, social e financeiro. Daí os boletins serem curtos e em linguagem simples. A gestão municipal, através do Departamento de comunicação Social e das demais secretarias entende, que o munícipe deve ter conhecimento de como o dinheiro público é aplicado na cidade em que reside. Pretende-se atingir um percentual de pelo menos 70% da população que possa ter acesso aos boletins até o final do ano de 2019.
Cronograma
Físico:
O Boletim informativo é produzido semanalmente atualizando as ações que a Prefeitura realiza no município. Nestes boletins são divulgados os trabalhos que estão sendo realizados no período, e a secretaria responsável pela ação.
Financeiro:
O projeto é financiado com as verbas destinadas ao Departamento de Comunicação Social, utilizando os profissionais que são funcionários da Prefeitura, a qual é composta de 01 assessor de comunicação, 01 jornalista, 01 radialista, 01 profissional de mídia social, 01 secretária e 01 estagiário.
O projeto não tem custos adicionais, além da folha de pagamento. São utilizados os equipamentos que a Prefeitura possuí em seu patrimônio.
Orçamento:
Como as ferramentas utilizadas são gratuitas, não há orçamento para o projeto, a não ser pela folha de pagamento dos profissionais que trabalham neste projeto dentro do Departamento de Comunicação Social.
Beneficiários Diretos:
População de Sarandi que faz uso das redes sociais como facebook e whatsapp.
Beneficiários Indiretos:
Toda a população do município, uma vez que a informação é pública e disponível para todos nas redes sociais.
Resultados:
Depois que começamos a publicação do Boletim Informativo, percebemos que o relacionamento entre o órgão público e a população melhorou respectivamente. Antes o esforço do Prefeito e dos secretários em busca de recursos não eram reconhecidos, a população mostrava descontentamento e duras críticas à atual gestão, por falta de comunicação direta. O Boletim Informativo aproximou o Executivo da comunidade, através da divulgação das ações e realizações da Prefeitura, eliminando as informações equivocadas.