Prêmio Gestor Público Paraná
A Re (inovação) tecnológica nas Escolas e CMEI's da Rede Pública de Ensino de Apucarana
Ano / Edição: 2019
Município: Apucarana
Função de Governo: Educação
Administração Indireta:
Autarquia Municipal de Educação
Diagnóstico
Desde 2013, a Prefeitura de Apucarana passou a direcionar esforços na melhoria contínua da educação, prezando pela formação continuada dos servidores, pela qualidade da alimentação escolar, pelas construções, reformas e ampliações dos prédios, e também na modernização de toda linha tecnológica. Esses esforços se deram para que as crianças, durante a permanência em sala de aula, pudessem se conectar ao mundo, algo tão comum nos dias atuais, mas difícil de ser alcançado com equipamentos obsoletos, internet fraca e profissionais despreparados para o uso das tecnologias. Não seria possível um aproveitamento satisfatório de aprendizagem, se a estrutura física e humana não fosse renovada. Nesse sentido, a Autarquia Municipal de Educação descentralizou os laboratórios de informática, levando-os para dentro das salas de aula, isto é, equipou os centros infantis e escolas com estantes móveis capazes de acondicionar, transportar e recarregar até 40 netbooks e tablets. Essas estantes transitam pelas turmas, permitindo que os alunos se conectem ao mundo e experimentem o aprender de uma forma diferente, mais atrativa e ao mesmo tempo lúdica e atual.
Descrição
O projeto foi dividido em etapas. A primeira, da viabilidade financeira e do processo licitatório. A segunda, da formação continuada dos professores nas semanas pedagógicas, para que eles pudessem utilizar plenamente os recursos tecnológicos de que dispunham. Um convênio firmado entre a Autarquia Municipal de Educação e a Universidade Federal do Paraná (campus avançado de Jandaia do Sul) viabilizou as capacitações e garantiu também o auxílio de estagiários do curso de Licenciatura da Computação, que percorrem regularmente as unidades de ensino sanando as dúvidas dos docentes. A última fase refere-se à instalação de internet em todos os CMEIs e Escolas através do programa federal Educação Conectada.
Objetivos
Gerais:
Propor uma educação inovadora, com equipamentos modernos, a fim de que a tecnologia esteja como ferramenta na construção do processo ensino/aprendizagem.
Específicos:
* Capacitar nossos educadores com estratégias e metodologias inovadoras;
* Equipar as Escolas e CMEI’s com Equipamentos Tecnológicos;
* Despertar a curiosidade por meio da cultura digital e tornar as aulas mais atraentes, motivadoras e significativas, auxiliando assim a melhoria dos desempenhos dos alunos alcançando um IDEB cada vez mais satisfatório;
* Proporcionar uma Educação diferenciada para os alunos da Educação Especial;
Metas a atingir:
2017 - 50% do projeto - aquisição dos equipamentos tecnológicos e carrinhos
2018 - 75% do projeto - formação com todos os profissionais da educação
2019 - 100% do projeto - instalação de internet banda larga em todas as unidades de ensino e plena execução do projeto.
Cronograma
Físico:
Processo licitatório - 3 meses
Aquisição dos equipamentos e carrinhos - pregão eletrônico 062/2016 - 06 meses
Parceria entre UFPR e Autarquia Municipal de Educação - formação dos professores - contrato anual, renovável para novo período
Financeiro:
Processo licitatório
Aquisição dos equipamentos e carrinhos - pregão eletrônico 062/2016
Parceria entre UFPR e Autarquia Municipal de Educação - formação dos professores
Orçamento:
A Autarquia Municipal de Educação programou a compra dos equipamentos de tecnologia no Projeto de Lei Orçamentária Anual e no Plano Plurianual (PPA). Inicialmente, o investimento foi estimado em R$ 4.427.845, 40. Entretanto, após a realização do processo licitatório (na modalidade de menor preço), o valor aplicado caiu para R$ 2.321.250,84, gerando uma economia de 52,42%.
Beneficiários Diretos:
Alunos, Professores, Gestores e demais Profissionais da Educação
Beneficiários Indiretos:
Comunidade Escolar (pais, conselhos, associações e demais membros da Sociedade Civil Organizada)
Resultados:
Com a incorporação da tecnologia em sala de aula, o perfil dos educadores e alunos apucaranenses mudou. Enquanto os primeiros estão aptos a aliar os novos recursos ao conteúdo previsto no currículo, os segundos aprendem a usar as mídias sociais de forma consciente, responsável e crítica. A compreensão dos profissionais de que precisam estar sempre abertos à mudança é outro fator positivo, afinal a evolução tecnológica é contínua e as crianças atuais já nasceram imersas no mundo digital (geração alpha).
Os próximos projetos previstos pela Autarquia de Educação são a implantação de lousas digitais em todas as escolas e a implantação de projetos de robótica para a rede municipal de ensino apucaranense.