Leitura em Casa
Ano / Edição: 2013
Município: Paranaguá
Função de Governo: Educação
Administração Indireta:
Escola Municipal em Tempo Integral
Diagnóstico
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto e dinâmico. A leitura, no entanto, proporciona a capacidade de interpretação. Os alunos da escola em sua grande maioria pertencem a famílias carentes e de baixa escolaridade, portanto não possuem outros meios de obter acesso diversificado aos livros se não através da escola. De modo que através de um diagnóstico percebemos a necessidade de um trabalho direcionado com o objetivo de solucionar problemas como: dificuldades de expressão e interpretação falta de informação, escassez de vocabulário, ausência do hábito de ler, criar e escrever. Esse projeto apresenta sugestões para um envolvimento maior no mundo da leitura e da escrita, atendendo diretamente 396 alunos e indiretamente seus familiares.
Descrição
A idéia do projeto surgiu a partir do momento que criamos os cantinhos da leitura em todas as salas de aula, pois vimos o interesse dos alunos em levar os livros para dar continuidade à leitura em casa com seus familiares, observamos que alguns pais ao perceberem o interesse de seus filhos aprovaram essa iniciativa e participaram colaborando com doações de livros literários, assim como houve também a colaboração de professores e demais funcionários. Sendo assim, confeccionamos quatro sacolas de leitura por sala de aula, para que os alunos levassem o livro de sua escolha, juntamente com uma ficha de acompanhamento onde os alunos possam registrar informações pertinentes ao livro (título, autor e tema). Além dos livros selecionamos reportagens de jornais e revistas com temas sobre saúde, educação, política e sustentabilidade, para que os pais ou responsáveis também participem deste momento.
Objetivos
Gerais:
Promover a leitura despertando no aluno o prazer e o hábito de ler não somente na escola como também em casa, fortalecendo os laços afetivos familiares uma vez que a proposta é de leitura compartilhada.
Específicos:
- Ampliar o repertório oral e escrito (livros, revistas, jornais, encartes, etc.); - Contribuir para a reflexão crítica no processo de socialização, através da interação família e escola; -Reforçar os laços afetivos entre alunos e seus familiares; - Construir o hábito de ouvir e contar histórias. -Despertar o prazer pela leitura através de diversas fontes bibliográficas. - Potencializar o processo de leitura com relação a educação e multimídias. - Transformar a simples informação em interesse pelo conhecimento formando cidadãos conscientes da sociedade à qual estão inseridos.
Metas a atingir:
A introdução deste projeto em nossa escola tem como principal meta o resgate da importância da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação cultural e promoção da cidadania. Pretende-se ao longo do projeto perceber uma transformação social da comunidade escolar e familiar, de que através da leitura podemos formar cidadãos mais atuantes e participativos dentro da sociedade.
Cronograma
Físico:
A aplicação do projeto ocorrerá semanalmente ao longo do ano letivo com a participação de professores e familiares. Os alunos também terão acesso à biblioteca para leitura e pesquisas.
Financeiro:
O projeto está sendo desenvolvido com recursos do PDDE ( Programa Dinheiro Direto na Escola), PDE ( Plano de desenvolvimento da Escola) e doações de livros da comunidade.
Orçamento:
O projeto dispõe anualmente de R$ 200,00 (duzentos reais) oriundo do PDDE e principalmente de doações dos professores e de alguns familiares.
Beneficiários Diretos:
Serão atingidos diretamente 396 alunos.
Beneficiários Indiretos:
Serão atingidos indiretamente os pais ou responsáveis Participação e aproximação familiar
Resultados:
Através deste projeto, espera-se estimular o prazer pela leitura como forma de garantir o acesso à educação, promover maior acesso aos livros, aumentar a compreensão à tolerância, melhorar os relacionamentos na escola, na família e na comunidade como um todo, pois através do hábito da leitura e desenvolvimento de competências leitoras nos alunos, poderão alcançar em um âmbito escolar melhores índices educacionais, autonomia dos alunos e um despertar que todo o processo de aprendizagem nasce e culmina com a leitura.