Banco de Projetos

Arborização Urbana

Ano / Edição: 2019
Município: Borrazópolis
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Secretaria

Diagnóstico

A Arborização Urbana, também chamada de Florestas Urbanas, inclui os diversos espaços no tecido urbano passíveis de serem trabalhados com o elemento árvore, tais como: arborização de ruas, praça, parque, jardim, canteiro central de ruas e avenidas e margens de corpos d’água. Dentre estes, está a arborização de ruas, que inclui as árvores de propriedades públicas, plantadas nas calçadas ou canteiro central de avenidas. Esta é a vegetação mais próxima da população urbana e que mais sofre com a falta de planejamento dos órgãos públicos e a falta de conscientização ambiental da população. As árvores urbanas e as vegetações associadas têm inúmeros usos e funções no ambiente urbano. Além do uso estético e arquitetônico, a vegetação urbana desempenha várias funções de engenharia e são importantes para a sociedade, pois a maioria da população vive em áreas urbanas. As árvores ajudam na melhoria da qualidade de vida das pessoas, contribuem para o lazer, conforto e bem estar das pessoas.
Entretanto, muitos são os problemas causados do conflito de árvores inadequadas com equipamentos urbanos, como fiações elétricas, encanamentos, calhas, calçamentos, muros, postes de iluminação, etc. Portanto, é fundamental considerarmos a necessidade de um manejo constante e adequado voltado especificamente para a arborização de ruas. Este manejo envolve etapas concomitantes de plantio, condução das mudas, podas e remoções necessárias. Para que seja possível maximizar os benefícios da arborização, torna-se necessário conhecer o patrimônio arbóreo da cidade. Isto pode ser obtido por meio de um inventário, que fornecerá as informações necessárias para a realização do diagnóstico da arborização existente. Tal diagnóstico servirá de base para o planejamento da arborização, bem como para definir as práticas de manejo e monitoramento mais adequados. O inventário representa o meio mais seguro de obtenção de informações precisas sobre o patrimônio arbóreo, evidenciando, desse modo, a sua importância, pois serve para quantificar custos; identificar problemas passíveis de redefinição das diretrizes de manejo, programas de conscientização ou educação ambiental; e para divulgar os resultados obtidos, mostrando produtividade e buscando apoio da população. Assim, o objetivo deste trabalho é realizar o diagnóstico da arborização urbana do município de Borrazópolis – PR, possibilitando conhecer a realidade das espécies arbóreas do município e com isso propor medidas necessárias para a melhoria da arborização urbana da cidade.

Descrição

A arborização formal do município de Borrazópolis foi iniciada a partir do ano de 2007 com a elaboração e aplicação da lei municipal n° 802/2007 que dispõe sobre o “Código de Arborização do Município de Borrazópolis”. O assunto é citado também, no Plano Diretor do Município com a lei 977/2011 que estabelece objetivos, diretrizes e instrumentos para as ações de planejamento no município de Borrazópolis e dá outras providencias. Conforme análise documental e informações coletadas junto à prefeitura, no ano de 2008 a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMADE) iniciou um trabalho de organização e controle dos pedidos de poda e corte das árvores do perímetro urbano. Assim sendo, criou-se um modelo de requerimento, analisando os pedidos e necessidades da população caso a caso conforme determinação da referida lei municipal. No mesmo ano, a prefeitura também conseguiu um triturador de galhos para auxiliar no manejo dos resíduos gerados pela poda das árvores e na limpeza da cidade, bem como um caminhão para atender as necessidades de transporte dos resíduos de poda, dos funcionários e das ferramentas para o manejo das árvores. Também foi realizado treinamento e capacitação dos funcionários envolvidos.
Atualmente as árvores presentes no município se caracterizam por espécies exóticas e nativas do estado do Paraná. O município apresenta um quadro insatisfatório na gestão da arborização municipal necessitando da adoção de práticas administrativas, operacionais e de planejamento para o cumprimento das condicionantes da lei municipal vigente. Mas o município está se adequando em relação a esta problemática, com a elaboração do Plano de Arborização Urbana descrito neste trabalho.

Objetivos

Gerais:

Diagnosticar as árvores presentes no perímetro urbano do município de Borrazópolis e orientar os gestores responsáveis pela arborização municipal sobre o manejo e planejamento ambientalmente correto. Objetivos Específicos:

Específicos:

 Definir as diretrizes de planejamento, implantação e manejo da Arborização Urbana no Município de Borrazópolis/PR;
 Promover a arborização como um instrumento de desenvolvimento urbano e qualidade de vida;
 Implantar e manter a arborização urbana visando à melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio ambiental e;
 Integrar e envolver a população, visando à manutenção e a preservação da arborização urbana.

Metas a atingir:

 Desenvolver projetos com a participação da comunidade para o
plantio voluntário e comunitário de espécies que compõem a arborização urbana;
 Estimular a população na manutenção das arvores existentes nas vias publicas;
 Promover a divulgação das leis municipais pertinentes a arborização urbana e seus objetivos.
 Desenvolver projetos específicos de comunicação para veiculação nos diferentes meios de comunicação. Inclui folders, cartilhas e banners para distribuição a população local.
 Promover com a educação formal junto a rede escolar (publica e privada) a conscientização ecológica quanto a arborização urbana. Inclui palestras apresentações, e distribuição de material educativo.

Cronograma

Físico:

Este projeto tem uma longa duração, com a substituição gradativa das arvores que estão condenadas, arvores com necessidade de podas e replantio de novas especies

Financeiro:

A aquisição de mudas segue conforme a demanda de arvores retirada no município, o valor das mudas é variável de acordo com as especies recomendadas.

Orçamento:

10.000,00

Beneficiários Diretos:

Melhoria de qualidade de vida aos munícipes

Beneficiários Indiretos:

7.878 munícipes

Resultados:

Boa qualidade do ar, qualidade de vida, paisagismos.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos