EU TAMBÉM ENSINO
Ano / Edição: 2013
Município: Paranaguá
Função de Governo: Educação
Administração Indireta:
ESCOLA MUL. EM TEMPO INTEGRAL
Diagnóstico
O DIAGNÓSTICO DO PROJETO "EU TAMBÉM ENSINO", É BASEADO EM PESQUISAS REALIZADAS NA ESCOLA ATRAVÉS DO MULTIRÃO DE LEITURA.
Descrição
OS ALUNOS QUE PARTICIPAM DO PROJETO "EU TAMBÉM ENSINO", SÃO SELECIONADOS PELOS PROFESSORES DE ACORDO COM A NECESSIDADE DO MESMO EM MELHORAR SUAS NOTAS. A ORIENTADORA DA ESCOLA PRIMEIRAMENTE REALIZA UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO SOCIAL COM A CRIANÇA, COM A FINALIDADE DE DESCOBRIR SUAS "DEFICIÊNCIAS" SOCIAIS, COMO: MORADIA, ALIMENTAÇÃO, HIGIENE E ATÉ MESMO AFETIVIDADE. A COORDENADORA EM CONJUNTO COM OS ALUNOS, CONFECCIONA OS MATERIAIS QUE IRÃO SER USADOS NAS AULAS DE REFORÇO ESCOLAR COM MATERIAIS RECICLÁVEIS. COORDENADORA E ALUNOS AJUDAM NAS AULAS DE REFORÇO DOS ALUNOS QUE PRECISAM SER ALFABETIZADOS. AS PROFESSORAS OFICINEIRAS SE ENCARREGAM DAS AULAS DE APOIO NA LEITURA,DESENVOLVENDO GINCANAS PEDAGÓGICAS COM SIMBÓLICAS PREMIAÇÕES. O DIRETOR DA ESCOLA SE ENCARREGA DE FISCALIZAR O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO E TEM COMO PAPEL PRINCIPAL, DAR SUPORTE AOS PAIS E PROFESSORES DURANTE A APLICAÇÃO DO PROJETO E TAMBÉM DE FAZER RODAS DE LEITURA DURANTE O PERÍODO EM QUE OS ALUNOS FICAM A ESPERA DOS PAIS NO AUDITÓRIO DA ESCOLA NO HORÁRIO DE SAÍDA DOS MESMOS. PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO, A ESCOLA APROVEITA TODOS OS ESPAÇOS DISPONÍVEIS, ENVOLVE PROFISSIONAIS E COMUNIDADE NA BUSCA DE RESULTADOS MELHORES NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DOS SEUS ALUNOS.
Objetivos
Gerais:
COM O PROJETO "EU TAMBÉM ENSINO", A ESCOLA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO, ENVOLVER EFETIVAMENTE OS ALUNOS NAS AULAS DE REFORÇO ESCOLAR.
Específicos:
*DESPERTAR NOS ALUNOS, O GOSTO PELA LEITURA. *A PARTIR DO TERCEIRO BIMESTRE,TER RECUPERADO O MAIOR NÚMERO DE ALUNOS INSUFICIENTES POSSÍVEIS. *MELHORAR OS ÍNDICES DE LEITURA DA ESCOLA. *ELEVAR O ÍNDICE DA PROVA BRASIL ATRAVÉS DAS AULAS DE APOIO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.
Metas a atingir:
AS PRINCIPAIS METAS DO PROJETO SÃO: - TER O MENOS NÚMERO DE ALUNOS INSUFICIENTES ATÉ O TERCEIRO BIMESTRE EM TODAS AS CLASSES. - LEVAR TODOS OS ALUNOS A SEREM ALFABETIZADOS NO MÁXIMO, NO SEGUNDO ANO.
Cronograma
Físico:
INÍCIO: 1º BIMESTRE DO ANO LETIVO. TÉRMINO: 4º BIMESTRE DO ANO LETIVO.
Financeiro:
VALOR MÍNIMO DE DESPESAS COM O PROJETO: R$ 300,00.
Orçamento:
A ESCOLA NECESSITA DOS MATERIAIS ABAIXO RELACIONADOS PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO: -ALFABETO MÓVEL; -NÚMEROS MÓVEIS; -REVISTAS; -JORNAIS; -PINCEIS DE VÁRIOS NÚMEROS; -TINTAS DE TECIDO, GUACHE,SPRAY; -PLACAS DE E.V.A.; -PAPEIS: SULFITE, DOBRADURA, CAMURÇA; -ISOPOR; -COLA QUENTE; -CANETINHAS; -LÁPIS; -BORRACHA; -GIZ DE CERA; -TESOURAS; -MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO: GARRAFAS, CAIXAS DE PAPELÃO, CANUDOS, LATAS E OUTROS.
Beneficiários Diretos:
O PROJETO BENEFICIA CERCA DE MAIS DE TREZENTOS ALUNOS.
Beneficiários Indiretos:
O PROJETO "EU TAMBÉM ENSINO", ABRANGE A COMUNIDADE ESCOLAR, UMA VEZ QUE OS ALUNOS PODEM EMPRESTAR LIVROS DA ESCOLA PARA LER EM CASA, FAZENDO COM QUE OS PAIS TAMBÉM SE ENVOLVAM NO MUNDO DA LEITURA.
Resultados:
EM APENAS ALGUNS MESES DA APLICAÇÃO DO PROJETO, NO INTERVALO DE DOIS BIMESTRES, HOUVE UMA DIMINUIÇÃO SIGNIFICATIVA DO NÚMERO DE ALUNOS COM DIFICULDADE NA LEITURA.