Prevenção e combate ao abuso sexual de mulheres nos meios de transporte coletivo
Ano / Edição: 2019
Município: Campina Grande do Sul
Função de Governo: Transporte
Diagnóstico
Nos últimos anos, é fato notório que os casos de assédio sexual nos ônibus de todo o país têm aumentado significativamente. Isso é uma realidade nacional, e, apesar das iniciativas legislativas federais a respeito do tema, cada cidade deve enfrentá-lo de acordo com suas peculiaridades.
Conforme a matéria da agencia EBC, “As mulheres também foram questionadas sobre em quais situações elas sentiram mais medo de serem assediadas, 70% responderam que ao andar pelas ruas, 69% ao sair ou chegar em casa depois que escurece e 68% no transporte público”.
Os abusos sexuais praticados nos meios de transporte público são atos tidos como corriqueiros, usuais no dia a dia e na realidade de muitas pessoas, sobretudo mulheres, mas que não alcançam a mesma visibilidade dos abordados peia mídia ou investigados pelos órgãos especializados porque não são denunciados muitas vezes por medo, desinformação ou pela certeza da impunidade dos agressores.
Não raras vezes, a caracterização do abuso sexual no transporte público é outro problema que dificulta a punição dos agentes dessa prática tão repugnante (...) A ausência de repressão estatal apropriada a este tipo de prática permite que os abusadores ou assediadores continuem a perpetrá-la.
Descrição
Fica instituída, no Município de Campina Grande do Sul-PR, a Campanha "Assédio sexual no ônibus é crime", para o combate dos atos de assédio sexual como forma de violência contra as mulheres nos ônibus do sistema municipal de transporte público coletivo de passageiros, consistente em ações afirmativas, educativas e preventivas ao abuso sexual e violência contra a mulher, sofridos no interior dos ônibus.
Objetivos
Gerais:
Combater atos de assédio sexual no transporte público
Específicos:
Prevenir o assédio Sexual
Metas a atingir:
Deverão ser fixados adesivos nos terminais de transbordo do transporte coletivo e no interior dos veículos de transporte coletivo do município de Campina Grande do Sul-PR, contendo orientações acerca das medidas a serem adotadas pelas vítimas de abuso sexual em ônibus para identificação do agressor e para efetivação da denúncia perante as autoridades competentes.
Cronograma
Físico:
Próxima licitação de concessão do transporte urbano
Financeiro:
Sem informações
Orçamento:
Dotação mínima prevista pela Secretaria de Saúde
Beneficiários Diretos:
Pessoas do sexo feminino
Beneficiários Indiretos:
Comunidade em geral
Resultados:
Aguardando prazo previsto para avaliação de resultados