PROJETO BOM DE BOLA
Ano / Edição: 2013
Município: Nova Fátima
Função de Governo: Educação
Administração Indireta:
Desporto e Lazer
Diagnóstico
É preocupante o número de adolescentes que abandonam a escola e estão expostos a uma vida tendenciosa à marginalidade, ao consumo de drogas, onde, com freqüência praticam atos de vandalismo e furtos. Adentrando nesse universo, dúvidas surgiram, e nos remetem a pensar sobre como o esporte-educação, norteado por princípios sócio-educativos podem contribuir para o exercício da cidadania e o bem estar social. Encontramos no futebol, um caminho, buscando ênfase na formação educacional e na transmissão de valores de vida, fundamentais para a convivência humana.
Descrição
O referido projeto visa estimular o público de 6 a 16 anos, a criança e o adolescente em situação de risco, às práticas esportivas, sendo contemplado com todos os benefícios social, afetivo, cultural, por ele proporcionado. O mesmo será financiado com recursos próprios do Município.
Objetivos
Gerais:
Desenvolver a capacidade de competir de forma ética, respeitando, criando e construindo coletivamente, com igualdade e cooperação. Reduzir os níveis estatísticos de evasão escolar.
Específicos:
-Inserir crianças e jovens num projeto que lhes assegure oportunidade de receber ensinamentos e valores importantes para a sua formação, ou seja, respeito, disciplina, amizade, espírito de equipe. Considerando, também, o desenvolvimento global, nos aspectos: cognitivos (compreender o que se faz, tomar consciência, conhecer-se, reconhecer as exigências de uma situação, pensar antes de agir); afetivos (controle das emoções, desenvolver sentimentos de amizade e solidariedade).
Metas a atingir:
Espera-se que sejam atendidos 100% de crianças e adolescentes que encontram-se em situação de risco de vulnerabilidade social.
Cronograma
Físico:
O projeto Bom de Bola será realizado seguindo o calendário das aulas nas escolas, sendo que cada turma terá a frequência de aulas compreendidos em três dias na semana, em período contrário às aulas.
Financeiro:
As despesas com recursos humanos, com profissional da área, bem como materiais, tais como bolas, uniformes, serão financiadas com recursos advindos do IPTU, recolhido no Município, num montante de aproximadamente, 2 mil reais mensais.
Orçamento:
As despesas com recursos humanos, com profissional da área, bem como materiais, tais como bolas, uniformes, serão financiadas com recursos advindos do IPTU, recolhido no Município, num montante de aproximadamente, 3 mil reais mensais ou 36 mil reais anuais.
Beneficiários Diretos:
O Projeto visa beneficiar um total de 279 crianças e adolescentes, matriculados nas escolas do Município, frequentando ou que evadiram, fazendo com que os mesmos voltem a frequentar.
Beneficiários Indiretos:
Aproximadamente 8 mil habitantes do Município.
Resultados:
Implantação da Escolinha de Futebol com atendimento de 279 alunos do Ensino Fundamental e Médio de 6 a 16 anos.