Banco de Projetos

Eu Sou, Eu Pertenço

Ano / Edição: 2018
Município: Mandaguari
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O município de Mandaguari está localizado na região Norte do Paraná, possui aproximadamente 35.000 habitantes. A sua Rede Municipal de Ensino é composta por 15 Instituições de Ensino, sendo 09 (nove) CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), 03 (três) Escolas de Ensino Fundamental com atendimento em tempo integral e 03 (três) Escolas de Ensino Fundamental com atendimento parcial. Estão matriculados na Rede aproximadamente 3.400 alunos no ano letivo de 2018.
Partindo do princípio que a Escola apresentou-se um rico ambiente em seu papel social e, ao mesmo tempo, por constituir-se um meio heterogêneo e cultural, no qual sua comunidade interage e se relaciona misturando valores e muitos de seus alunos não tem esta constituição pelo fato que os seus direitos já foram violados durante a sua trajetória em convivência com a sociedade, assim, sem perspectiva esses alunos tem reações que vem na contra mão daqueles alunos que tem valores bem constituídos. Contudo, há a necessidade de um resgate imediato desses alunos para que haja uma interação com o grupo que identifica e se sente pertencente deste meio que é a comunidade escolar.
A constituição Federal, em seu artigo 225, garante o direito ao meio ambiente equilibrado. Entendendo a escola como um meio ambiente, podemos afirmar constituir-se ato de violência, a falta de respeito, negligencia, falta de compromisso, e dos valores básicos para convivência contra si mesmo e contra a sociedade que o Estado tem o direito de proteger e propiciar tal direito.
Como legitimar o aluno? Como fazer com que ele se reconheça parte desse meio? A ação não resume à procura de soluções para problemas específicos. O sentimento de pertencimento é construído quando há retroalimentação, onde o aluno, sentindo-se ligado à escola, retira dela a essência e a ela devolve o que foi constituído, internamente, em seu consciente.
Parece que quanto mais simplificadas são as relações entre os alunos do processo educativo, menor o envolvimento entre eles, maior o descompromisso e, por consequente, maior a impossibilidade de desenvolver um sentimento de pertença e muito menos um desenvolvimento pedagógico satisfatório.

Descrição

O trabalho é sempre realizado em grupo e dividido com os seguintes temas: busca da identidade; a importância de se ter um nome e sobrenome; regras de convivência; a família; a rua, bairro onde moro; contexto escolar e valores. O facilitador deve tentar contribuir para que o momento de encontro do grupo seja agradável e ser responsável pelo andamento proveitoso promovendo o desenvolvimento deste aluno em todos os sentidos, não deve fazer julgamentos e nem dar opiniões em relação ao que é dito pelos participantes, apenas motivá-los para que faça parte do grupo, e que, por meio desta dinâmica, se encoraje em participar, com o objetivo de fortalecer vínculos e adquirir o gosto pelo espaço escolar e pelo estudo/pedagógico.
Os encontros são realizados 2 vezes ao mês, iniciando sempre com uma oração, uma música que no contexto traga alguma mensagem sobre valores. Em circulo, após o sorteio de quem vai começar a falar os alunos ouvem cantam e com a mediação do facilitador/orientador, há uma contextualização e a partir daí os alunos são ouvidos, eles relatam sobre a suas vivencias, contam os acontecimentos, negativos e positivos, e havendo casos mais extremos, de entendimento do orientador, o aluno e ou família é encaminhado para a psicóloga escolar da Secretaria Municipal de Educação. Após este desenvolvimento inicia a oficina de trabalhos relacionados aos itens acima já citados. No decorrer do ano letivo a Secretaria Municipal de Educação é convidada, através da professora Aldenora de Barros Freitas, bibliotecária, para o momento de contação de histórias, sempre com os temas do projeto.
Durante o desenvolvimento do projeto as orientadoras são capacitadas nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo -HTPC, sobre os temas relacionados ao projeto a ser desenvolvido junto com os alunos, são palestras com psicólogos, religiosos, médicos, psiquiatras, fisioterapeutas ou profissionais do Núcleo de Apoio à saúde da família-NASF da Secretaria Municipal de Saúde. As HTPC são promovidas pelo setor de Orientação da Secretaria Municipal de Educação com mediação da orientadora, autora deste projeto.

Objetivos

Gerais:

- Contribuir para que o aluno que não constituiu valores possam desenvolver o sentimento de pertença na escola em que está inserido.

Específicos:

- Conhecer a história de seu nome e seu significado;
- Compreender a história de seus colegas a partir da sua;
- Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povo.
- Identificar fontes históricas sobre sua vida.
- Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa.
- Ampliar, gradativamente, suas possibilidades de comunicação e expressão.
- Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras.

Metas a atingir:

I - Auto estima elevada;
II – Conceito positivo de si mesmo por meio da afetividade, respeito e colaboração; III – Vínculos fortalecidos com a comunidade escolar;
IV – Crescimento pessoal;
V – Desenvolvimento do aluno, no sentimento de existência e de pertencer à escola em que está inserido.

Cronograma

Físico:

O projeto é realizado durante todo o ano nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, tendo como público alvo 60 alunos, com a supervisão das orientadoras educacionais de cada Estabelecimento de Ensino, na busca por uma nova aprendizagem e o resgate da integração e do conviver em sociedade.

Financeiro:

Os gastos com o projeto já estão previstos no orçamento anual da Secretaria Municipal de Educação, uma vez que representam apenas gastos com pessoal e material de expediente. São convidados profissionais da comunidade de vários setores para realizar palestras, compactuando com a Secretária de Saúde, PSE – Programa Saúde na Escola através do NASF – Núcleo de Assistência à Saúde Familiar.

Orçamento:

-Despesa com profissional da educação já contratado como orientador, portanto não executa apenas o projeto.
- Despesa com material de expediente: R$ 500,00 anual aproximadamente

Beneficiários Diretos:

Alunos da Rede Municipal de Ensino

Beneficiários Indiretos:

A Comunidade Escolar e Famílias.

Resultados:

O trabalho desenvolvido com o PROJETO EU SOU EU PERTENÇO, possibilita aos alunos um autoconhecimento das suas potencialidades e necessidades relativas ao convívio social, entendimento de suas emoções, sua participação positiva ou negativa nos grupos sociais dos quais faz parte e fortalece os vínculos com estes grupos.
Ao professor facilitador o projeto oferece momentos de convívio mais individualizado de maneira que ele possa conhecer as individualidades destes alunos, suas características emocionais e compreender as circunstancias que os tornaram menos receptivos a obedecer às normas e regras.
Um ponto muito importante ao desenvolver este projeto é que o professor seja empático com estes alunos, se coloque a disposição para ouvir sem julgar, mas sim a orientar e levar o aluno a refletir sobre suas ações e consequência de seus atos. Para que isso aconteça é necessário que o aluno crie um vínculo de confiança com este professor só assim ele se sentirá à vontade para se expor.
Durante a aplicação deste projeto me vi muitas vezes emocionada com a confiança e respeito com que fui tratada pelo grupo de alunos ao qual atendi, pois eram alunos revoltados e violentos fisicamente. A necessidade de ter uma pessoa a qual eles pudessem falar dos seus problemas e dificuldade ficou evidente durante o período em que se desenvolveu o projeto. Outro fato marcante foi a ansiedades com que eles esperavam pelo próximo encontro.

Anexos

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