Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

UNIÃO E PARCERIA VENCENDO A FIBROMIALGIA

Ano / Edição: 2018
Município: Pérola
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Secretaria de Saúde de Pérola

Diagnóstico

A fibromialgia é uma das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), inclusa nas Políticas de prioridade do Ministério da Saúde/SUS. Ela é uma síndrome clínica que se manifesta principalmente com dor no corpo todo. Junto com a dor surgem sintomas como fadiga, sono não reparador, falta de memória e concentração, ansiedade e até depressão. Os pacientes tem um forte impacto negativo sobre sua qualidade de vida, especialmente em razão dos sintomas.
Foi criado na Secretaria Municipal de Saúde através dos profissionais do NASF(Núcleo de Apoio a Saúde da Família) o Grupo de Apoio Terapêutico aos Fibromiálgicos de Pérola, visando práticas mais coletivas, contínuas e interdisciplinares, como o autocuidado apoiado e o cuidado compartilhado – promovidos, incentivados e qualificados por equipe formada por profissionais de saúde.

Descrição

O Grupo de Apoio Terapêutico aos Fibromiálgicos de Pérola consiste em encontros semanais realizados na sala da fisioterapia.
O NASF, através de profissionais da área de fisioterapia, psicologia, e farmácia com especialização técnica em acupuntura, realiza o trabalho, dividindo em grupos de dez pessoas.
São realizadas as atividades descritas abaixo semanalmente:
- Exercicíos de alongamento;
- Auriculoterapia
- Técnicas de relaxamento
- Meditação com enfoque na respiração consciente
- Terapia em grupo/ dinâmicas de grupo/ palestras informativas e de orientações.
Caso alguma participante apresentar três faltas consecutivas sem justificativa (atestado o outro), será excluída da lista de participantes, sendo então a vaga passada para o próximo da lista de espera.

Objetivos

Gerais:

O objetivo da Secretaria de Saúde é trabalhar em caráter multiprofissional atividades para aliviar dores e outros sintomas da fibromialgia, proporciona bem estar físico e mental com uma visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, diminuindo assim, o uso de medicamentos.

Específicos:

Melhorar a qualidade de vida
Reduzir medicamentos e seus efeitos colaterais
Redução de custos para a gestão municipal

Metas a atingir:

Atendimento de toda população do município diagnosticada com Fibromialgia.
Aumento da qualidade de vida dos participantes do Projeto.
Redução no uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.
Diminuição do custo de medicamento para a gestão municipal.

Cronograma

Físico:

O Projeto "Grupo de Apoio terapêutico aos Fibromiálgicos de Pérola" está sendo transformado em Lei Municipal.
Atividades semanais, uma vez por semana para cada grupo de 10 pessoas.

Financeiro:

Mensal
Recursos Humanos: R$ 8.375,07(valor total de todos profissionais)
Materiais: R$ 300,00

Orçamento:

HUMANOS: 01 farmacêutica, 01 fisioterapeuta e 01 psicóloga
FÍSICOS: Clinica de fisioterapia municipal(já existente)
MATERIAIS: colchonetes, bolas de exercício de fisioterapia, agulhas auricular, álcool 70, algodão, folha de sulfite, rádio, e outros.

Beneficiários Diretos:

População diagnosticada com fibromialgia.

Beneficiários Indiretos:

Sistema Ùnico de Saúde(SUS)

Resultados:

Foram avaliadas 19 mulheres participantes do grupo de fibromialgia através do questionário SF 36 de qualidade de vida onde foram obtidos os seguintes resultados: após 01 ano de participação média: 57,98%(11 participantes) sentiram-se muito melhor, 15,78%(03 participantes) um pouco melhor, 21,05% (04 participantes)quase a mesma coisa, 5,26% (01 participante) um pouco pior.
Foram avaliadas 13 mulheres num período de 8 semanas em que receberam a auriculoterapia( ou acupuntura auricular) e no fim deste período houve uma diminuição de 76,81% no uso de medicamentos para dor(analgésicos e anti-inflamatórios).

Anexos

Banco de Projetos