Sala de Leitura
Ano / Edição: 2018
Município: Iracema do Oeste
Função de Governo: Educação
Administração Indireta:
Escola Municipal Professora Aparecida Rodrigues Carneloz
Diagnóstico
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como celulares, computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por conseqüência dificuldades marcantes na escola como: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. Faz-se então necessário, que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania
Descrição
Esta sala é um instrumento de apoio às atividades escolares, pois se caracteriza por ser um centro de informação e um local de convivência, que possibilita aos alunos estarem juntos, para o ato prazeroso de ler. A implantação da presente sala teve início com a reorganização de um espaço já existente, otimizando mobiliário com acervos já adquiridos e outros novos como: livros, fantoches, televisão, aparelho de som, painel para contação de histórias, colchonetes e almofadas no chão para maior conforto dos educandos durante a leitura. As atividades realizadas na Sala de Leitura são definidas pelos professores e contam com o apoio da equipe pedagógica, que preparam os materiais a serem utilizados e colaboram para o desenvolvimento da atividade proposta. A partir da criação da sala outro projeto vem sendo desenvolvido e agregado à este na escola. A partir de então, são desenvolvidas diversas atividades de incentivo à leitura como: a mala da leitura que é levada para casa pelos alunos, as rodinhas de histórias, a contação de história no recreio, o desfile cívico que abrangeu vários clássicos da literatura infantil e, na seqüência foi e está sendo realizada a dramatização das mesmas todas as quartas feiras, contação de história na sala de leitura para nossos alunos e para visitantes, campanha de doação de livros, contação de histórias feitas por pais voluntários e piquenique da leitura. Ao fim deste ano letivo será realizado um baile à fantasia com os personagens das histórias infantis trabalhadas no decorrer do ano.
Objetivos
Gerais:
Esta sala tem por finalidade proporcionar aos alunos oportunidades para uma boa leitura, despertando também o hábito e o gosto pela mesma permitindo que através desta prática os educandos adquiram capacidade de reflexão, argumentação e o desenvolvimento da fantasia, elementos necessários à expressão de idéias, opiniões e sentimentos.
Específicos:
• Possibilitar aos alunos momentos para saborear e compartilhar as idéias de autores da literatura universal em especial da literatura brasileira;
• Propiciar um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes gêneros textuais;
• Incentivar a leitura prazer.
Metas a atingir:
• Melhorar o nível de linguagem oral dos alunos;
• Desenvolver um profundo interesse pela leitura;
• Criar hábitos de leitura independente;
• Aprimorar a habilidade de trabalhar em grupo.
Cronograma
Físico:
O Projeto da Sala de Leitura teve início no ano de 2016. Com a sua criação torna-se possível um trabalho diversificado em relação à leitura, utilizando-se dos diversos materiais e recursos ali disponíveis no desenvolvimento das aulas, tais materiais são renovados no início de cada ano letivo conforme necessidade.
Financeiro:
Pintura e compra de materiais para a organização da sala.
Orçamento:
Prefeitura Municipal
Beneficiários Diretos:
Alunos da Escola Municipal Professora Aparecida Rodrigues Carneloz.
Beneficiários Indiretos:
comunidade e outras instituições de ensino.
Resultados:
Com o trabalho desenvolvido na Sala de Leitura pretende-se obter como resultados o interesse dos alunos em participar das atividades ali realizadas, maior responsabilidade e cuidado com os livros, gosto pela leitura, respeito pelo ambiente, prazer em estar no espaço, melhora no nível de linguagem oral, desenvolvimento do hábito da leitura independente e o aprimoramento da habilidade do trabalho em grupo.