Banco de Projetos

PROJETO POMAR NO QUINTAL

Ano / Edição: 2018
Município: Nova Esperança
Função de Governo: Agricultura

Administração Indireta:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Diagnóstico

A preservação do meio ambiente, mesmo em áreas particulares, se faz necessário em função de que as árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades, auxiliando na purificação e umidade do ar, agindo como seqüestradores de CO², capturando gases tóxicos e desenvolvendo oxigênio para a atmosfera, controlam a poluição sonora, retém partículas sólidas em suspensão e, além disso, as árvores proporcionam inúmeros benefícios para os ecossistemas, embelezando os espaços públicos e tornando o ambiente mais agradável. As árvores no espaço urbano contribuem diretamente para o aumento da saúde e qualidade de vida das pessoas, atuando como reguladoras naturais do clima e na diminuição da poluição, resgatando pássaros nativos que se alimentam de frutas e auxiliam no processo de dispersão de sementes e polinização das flores também atuam controlando populações de insetos e outros pequenos animais, que poderiam tornar-se muito abundantes e de alguma forma desequilibrar o ambiente, entre outras inúmeras vantagens. Por esses motivos, queremos inspirar grupos de pessoas do município a plantarem árvores em seus quintais e de preferência que sejam arbóreas frutíferas. A ideia principal é despertar nas pessoas, em especial nas crianças, o valor de colher e comer o que se planta, principalmente quando o plantio resulta em deliciosos e nutritivos tipos de frutas.

Descrição

Inicialmente serão selecionadas 08 (oito) famílias/mês durante o período de um ano, totalizando ao final 96 famílias que darão início ao projeto. As famílias selecionadas receberão a visita do responsável técnico da prefeitura (eng. Agrônomo), para vistoriar o terreno a serem plantadas as frutíferas onde as mesmas (variedade) serão escolhidas de acordo com o espaço físico, onde o proprietário receberá toda orientação técnica e insumos necessários para condução da planta. Para o desenvolvimento do projeto tornam-se necessárias diversas ações em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Meio ambiente e Urbanismo e Viveiro Municipal de mudas, Emater e Igrejas que já vem produzindo as mudas de árvores frutíferas Uvaia, Banana, Jabuticaba, Nêspera, Goiaba, Manga e Abacate.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar conhecimento e conscientização das famílias sobre a necessidade em se plantar árvores na área urbana, oportunizando os moradores a plantarem árvores frutíferas em seus quintais sem nenhum custo.

Específicos:

- Melhorar a alimentação familiar;
- Desenvolver o bem estar da população;
- Produzir frutas de qualidade sem custos,
- Ajudar na qualidade de vida da família;
- Resgatar a fauna e flora na área urbana.

Metas a atingir:

- Plantio de árvores frutíferas;
- Produção de frutas com qualidade;
- Enriquecer a alimentação das famílias que participarem do projeto;
- Melhoramento da qualidade do ar, nas regiões onde as arbóreas forem plantadas.

Cronograma

Físico:

ANEXO 1.1 - CRONOGRAMA FÍSICO

Financeiro:

ANEXO 1.2 - CRONOGRAMA FINANCEIRO

Orçamento:

R$10.000,00.

Beneficiários Diretos:

Serão beneficiadas diretamente todas as famílias que participarem do projeto, fazendo o plantio de arbóreas frutíferas em seus quintais, pois a mesma estará colhendo frutos complementando a alimentação familiar.

Beneficiários Indiretos:

Indiretamente serão beneficiados toda a população no bairro com a melhoria da qualidade do ar e restabelecimento da fauna local.

Resultados:

Ainda não há.

Anexos

Banco de Projetos