Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

PARQUE AMBIENTAL DO GAMELÃO

Ano / Edição: 2018
Município: Mato Rico
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

DIRETA

Diagnóstico

A cidade de Mato Rico tem sua origem a partir da década de 1940 de forma espontânea. Parte da cidade começa em várzeas próximas à foz do Arroio Tajujá, onde o mesmo deságua no Rio Mato Rico, que por sua vez compõe a maior bacia hidrográfica do município.
Com o passar do tempo foram surgindo construções nestas várzeas que não apresentavam histórico recente de inundação, e por este motivo, algumas edificações foram construídas em áreas passíveis de inundação.
Algumas intervenções foram sendo feitas principalmente no Arroio Tajujá, onde sua foz foi mudada de lugar. O Rio Mato Rico por sua vez, não sofreu intervenções diretas no seu leito, mas de forma indireta em seus regimes de cheias, blocos de rochas de tamanhos variados, seixos e uma quantidade de solo proveniente da agricultura na sua bacia hidrográfica subordinado à erosão laminar formaram bancos de sedimentos ao logo do seu curso.
No ano mês de março 2013 e no mês de outubro de 2014, em decorrência do alto volume de precipitação pluviométrica, ocorrem duas enchentes alagando residências e órgãos públicos, causando transtorno e grandes prejuízos.
A Prefeitura Municipal de Mato Rico buscando solucionar ou minimizar possíveis ocorrências de outros alagamentos, através de consenso entre poder público, comunidade afetada diretamente pelas enchentes e o IAP – Instituto Ambiental do Paraná, através de visita “in loco” na data de 07 de novembro de 2014, através da análise definiu-se conjuntamente ações minimizadoras do alagamento.
Nos fundos da Secretaria Municipal de Saude, havia uma area de extravasamento de agua dos rios mato rio e tajuja, local que ficava em uma area de RPPN, na qual o municipio realizou a intervenção ambiental, transformando o ambiente degradado em um Parque Ambiental.

Descrição

No Parque Ambiental do Gamelão, com area de 40.000 m2 e mais area de bosque de 20.000 m2, margeando o Rio Mato Rico, foram realizados investimentos com recursos do Ministério do Turismo e contrapartida com recursos do ICMS’ Ecológico, com infraestrutura de acesso por ponte de estrutura metálica de 40 metros, sobre o rio Mato Rico, implantação de lago, com pista de caminhada, trilhas, deck, mirante, parque infantil, campo de areia, academia, área coberta, quiosques, banheiros adaptados, bancos, sinalização, estacionamento e pedalinhos.

Objetivos

Gerais:

Promover a recuperação da área degradada e dotar espaço com equipamentos de utilidade publica para integra-la no convivio da comunidade, contribuindo para ações de desenvolvimento local e da melhoria do meio ambiente

Específicos:

Espaço adequado para caminhada ecológica e pratica de exercícios físicos em harmonia com a natureza;
Implantação de infra estrutura com parque infantil para atividades das crianças;
Colocação de mesas para confraternização;
Implantação de trilhas na mata e locais de observação da natureza;
Campo de Futebol;
Espaços com banheiros adaptados;
Ponte sobre o rio mato rico que integrou a area urbana com o parque ambiental.

Metas a atingir:

Recuperação de area degradada, com manejo adequado, estimulo a pratica de atividades físicas e integração com crianças e alunos no desempenho de atividades, bem como com projetos sociais com a terceira e melhor idade com local adequado para jogos e atividades .
Oportunizar local adequado a comunidade em geral.

IMPLANTAÇAO DA BASE DE APOIO A PESQUISA CIENTIFICA E AUDITORIO COM 60 LUGARES.

Cronograma

Físico:

As ações tiveram inicio em 2014 e a conclusão em 2017/2018

Financeiro:

Investimentos de R$ 290.000,00 do Ministerio do Turismo e contrapartida municipal de R$ 120.000,00, alem de manutenção constante.

Orçamento:

Recursos do Ministerio da Turismo, recursos do ICMS Ecologico, por administração direta do municipio.

Beneficiários Diretos:

População municipal 3.850 habitantes e visitantes da regiao

Beneficiários Indiretos:

4.500 habitantes e visitantes

Resultados:

Auto estima da população, com campanhas de recuperação de APP, com plantio de arvores nativas e pinheiros, soltura de carpas no lago, ações de preservação com crianças e jovens.

Anexos

Banco de Projetos