Banco de Projetos

CRIANÇA FELIZ

Ano / Edição: 2013
Município: Mercedes
Função de Governo: Administração

Administração Indireta:

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Diagnóstico

A partir do conhecimento do terreno que fica próximo a Escola Municipal Tiradentes observar este espaço que é de propriedade do Município de Mercedes e propor mudanças para que o mesmo possa ser utilizado de modo coletivo e em benefício da comunidade. Trabalhando com os conteúdos de Geografia busca-se ultrapassar os limites da sala de aula, tornando o espaço abandonado em um local bonito e organizado, especificamente um local de lazer para a comunidade escolar e demais pessoas que residem nas redondezas.

Descrição

A ideia de organizar um espaço que fica próximo da Escola Municipal Tiradentes em um local que tenha um embelezamento e que seja um espaço de lazer é o foco deste projeto. Partindo de uma leitura específica em que as brincadeiras, como o jogo de bola, por exemplo, se tornam centrais junto a um grupo de crianças, o espaço onde este aconteça também precisa ser adequado. Seguindo todo um trabalho pedagógico com os alunos do 3º ano, desenvolveram-se atividades que os orientou na perspectiva de observar aquele espaço de modo a melhorá-lo. Em visita ao local, em forma de uma expedição investigativa, os alunos observaram de maneira cuidadosa todos os aspectos do terreno. Em atividade à parte, com envolvimento da família, os alunos foram orientados a fazer a projeção do desenho de um parque, com a descrição dos brinquedos possíveis e que gostariam que tivesse ali, conjugando aquele espaço em um local de lazer, descontração e de encontro. O projeto foi muito bem aceito na comunidade escolar quem se buscou auxílio da Administração Municipal na elaboração do esboço de uma praça. Este esboço foi feito por um engenheiro civil. Com as ideias e sugestões das crianças sendo levadas a diante e com algumas indicações nas reuniões, o espaço onde havia mato vem se tornando um ambiente aconchegante, de lazer. A praça próxima da Escola Municipal Tiradentes e que contempla todos os moradores do Bairro Bela Vista está em fase de conclusão.

Objetivos

Gerais:

Desenvolver uma expedição investigativa que se transforme em ação concreta com ganhos sociais para a comunidade escolar bem como para toda a população do município de Mercedes.

Específicos:

 Possibilitar aos educandos o exercício e o desenvolvimento da capacidade de observação, investigação, percepção crítica da realidade e argumentação;  Proporcionar aos alunos o sentido de capacidade quanto à possibilidade de expressarem suas ideias e sonhos;  Oportunizar a educação para o exercício da cidadania, no sentido da formação de cidadãos atuantes;  Envolver a participação das famílias nos registros (escrita e desenho) apresentados pelos alunos, cada um na individualidade representando os anseios do seu núcleo familiar;  Propor aos representantes da comunidade, autoridades e entidades do município a revitalização e ocupação dos espaços destinados para área de lazer e recreação através da apresentação do projeto, bem como das sugestões trazidas pelos alunos;  Conscientizar alunos e comunidade sobre a necessidade de ações no sentido de preservar o meio ambiente, o meio sociocultural a existir (floreiras, lixeiras, banheiros, luminárias, cercado, etc.);  Elencar elementos lúdicos que poderiam estar presentes como opção de atividades, entre eles: balanço, gangorra, labirinto, pistas (skate, bicicross), campinho para futebol, vôlei, tênis de mesa, caixa de areia, etc.;  Incentivar as crianças e jovens para utilização de áreas lúdicas, afastando-os assim, de espaços que os desviem da boa conduta.  Potencializar atividades de significação e contextualizadas que possam favorecer a troca de experiências, a exploração, a interação e apropriação de diversos conhecimentos.  Valorizar a importância da participação individual interelacionando-a ao resultado coletivo e a todas as situações de aprendizagens, inclusive a presença de outros profissionais no espaço da sala de aula.  Estimular e auxiliar os alunos no registro individual das impressões, vivências e aprendizagens que tiveram com o projeto.

Metas a atingir:

Realização de um projeto em que resulte na construção de uma obra que beneficie toda a comunidade.

Cronograma

Físico:

Implantação da iluminação: 2 (dois) meses; Construção da Obra: 3 (três) meses.

Financeiro:

Valor global da obra R$ 127.995,98.

Orçamento:

02.11.15.451.8.1030 - Implantação de Praças Públicas; 02.11.15.752.8.1008 - Ampliação de Rede de Iluminação Pública.

Beneficiários Diretos:

Todos os alunos da rede municipal de ensino da Escola Municipal Tiradentes.

Beneficiários Indiretos:

Toda a população do Município de Mercedes, conforme o censo de 2010, 5.046 habitantes.

Resultados:

Espaço de lazer e integração social para a comunidade local.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos