Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

PROGRAMA CONSTRUINDO MEU FUTURO

Ano / Edição: 2018
Município: Lapa
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

PREFEITURA MUNICIPAL DA LAPA - CENTRO DA JUVENTUDE

Diagnóstico

O Município da Lapa, considerado cidade histórica de 249 anos, possui 2.094Km2 de extensão e ocupa a colocação de 5º maior território do Estado do Paraná.
De acordo com os dados do IBGE (censo 2010), a população total é de 44.932, dos quais 27.222 habitantes residem na área Urbana e 17.710 habitantes na Zona Rural em comunidades rurais interligadas por aproximadamente 3.000km de estradas.
A principal atividade econômica é a agricultura, com espaço para o desenvolvimento industrial e de atividades comerciais, devido ao seu parque industrial em desenvolvimento.
A área agrícola é bem sucedida devido ao clima subtropical que é próprio para produção de feijão, milho, soja, batata e frutas. E na silvicultura com reflorestamento e corte de madeira para papel e celulose.
A população de homens é de 22.286 e de mulheres é de 22.646.
O grau de alfabetização do Município é de 92,30% e o índice de desenvolvimento humano do Município é de 0,754.
Segundo Censo 2010 a estimativa de famílias pobres com perfil Bolsa Família é de 2.913 famílias.
Quanto a população censitária segundo faixa etária de 10 a 29 anos é no total de 15.515, conforme tabela abaixo.
FAIXA ETÁRIA (anos) MASCULINA FEMININA TOTAL
De 10 452 423 875
De 11 415 347 762
De 12 420 379 799
De 13 392 408 800
De 14 461 422 883
De 15 454 389 843
De 16 421 394 815
De 17 397 361 758
De 18 380 361 741
De 19 383 378 761
De 20 a 24 1.921 1.832 3.753
De 25 a 29 1.896 1.829 3.725
TOTAL: 15.515

Com empenho de melhorar as condições e qualidade de vida dos habitantes do Município da Lapa, procuramos fixar programas e projetos de socialização entre os direitos sociais e a efetivação da prática profissional, transformando a realidade com o exercício da cidadania, processo de inclusão social e resgate da dignidade ética e pessoal de nossas crianças, adolescentes e jovens.
Na Assistência Social, os serviços são desenvolvidos conforme o Plano Nacional de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com os serviços, programas e projetos dentro da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.
Dentro da Proteção Básica, podemos caracterizar em nosso Município, o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, como responsável em ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), este serviço consiste em um trabalho de caráter continuado, que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, além de fazer parte da Rede de Proteção do Município está articulado com o Sistema de Garantias de Direitos.
Quanto a Proteção Social Especial, podemos caracterizar em nosso Município, o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, como responsável em ofertar o Serviço Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) , são oferecidos de forma continuada a cidadãos e famílias em situação de risco pessoal e social por ocorrência de negligência, abandono, ameaças, maus tratos, violações físicas e psíquicas, discriminações sociais e infringência aos direitos humanos e sociais, ou qualquer forma de violência.
Adentrando nos níveis de Proteções Sociais podemos caracterizar o Programa Construindo Meu Futuro, que acontece junto ao Centro da Juventude, como parte da rede socioassistencial da Política de Assistência Social de Proteção Básica, que tem como objetivo, prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social.
Assim, nessa ênfase, destacamos que a prioridade do Programa é atender o público advindo dos Serviços do CRAS e CREAS, bem como os encaminhados através do Sistema de Garantias de Direitos ou Rede de Proteção.
Dentro de nossa meta também está o atendimento às demandas espontâneas, tendo em vista a valorização do interesse em participar da criança, adolescente ou jovem.

Descrição

O PROGRAMA CONSTRUINDO MEU FUTURO tem como sede o Centro da Juventude Alexandre Weinhardt, localizado na Rua Dr. Luiz C Lacerda, 526, Bairro Cohapar, Lapa - Pr.
O Centro da Juventude é um espaço acessível de convivência para adolescentes e jovens e que oferece em tempo integral, atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional. É um programa desenvolvido pelo Governo do Estado para afastar adolescentes e jovens de situações de exposição ao risco e vulnerabilidade social e realizar ações que favoreçam a sua formação pessoal, profissional e política.
A ações do Centro da Juventude são baseadas em três pilares: cidadania, convivência e formação, e faz parte da rede socioassistencial de Proteção Social, pois seus objetivos convergem com os dos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Proteção Social Básica da Política de Assistência Social.
Nessa perspectiva foi criado o PROGRAMA CONSTRUINDO MEU FUTURO que é um Programa que tem o intuito de oportunizar a crianças, adolescentes e jovens além de atividades esportivas, culturais e de lazer, o encaminhamento e a oferta de cursos de aperfeiçoamento profissional e idiomas, além de trabalhar o resgate da auto estima, a perspectiva de futuro e projetos de vida, objetivando ainda, aos adolescentes acima de 14 anos a qualificação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho, por meio de parcerias com Instituições Formadoras, Empresas e Comércios.
O programa segue algumas etapas:

Etapa 1
Participantes entre 10 e 13 anos.
1° Passo: Chegada do participante ao Programa, através de demanda espontânea ou encaminhamento da Rede de Proteção ou Serviços:
2° Passo: Será realizado a acolhida pela equipe técnica, fazendo uma breve explicação sobre o funcionamento do Programa e principalmente o encaminhamento para participar de uma reunião de inserção, a qual é obrigatória e previamente agendada, na companhia dos pais ou responsáveis, a fim de explicar o objetivo do Programa, as atividades ofertadas, documentos necessários, e a importância da participação nos Programas Sociais e a articulação com a família;
3° Passo: Apresentação dos espaços do Centro da Juventude e futuros professores, essa é a fase em que um membro da equipe leva o futuro participante a conhecer as dependência do Programa, e também apresentando os locais das oficinas e os professores que estarão ministrando as mesmas.
4° Passo: Participação na Reunião de Inserção;
5° Passo: Retorno do aluno ao Centro da Juventude, acompanhado por seus pais ou responsáveis para inscrição, com os seguintes documentos:
• RG ou Certidão de Nascimento;
• CPF;
• Comprovante Residência;
• Declaração escolar;
• RG do responsável.
6° Passo: Escolha das atividades, lembrando que é obrigatório a participação em pelo menos uma das atividades esportivas ou culturais, para ter acesso às profissionalizações.

Segue as opções em período matutino, vespertino e noturno:

(TABELA ANEXA)


7° Passo: Início das atividades:
• Fase em que o participante inicia sua caminhada dentro do Programa onde o profissional atuante fará além de suas aulas, breves explicação reforçando valores morais e éticos, a importância do mesmo permanecer no Programa com isso criando uma melhor perspectiva de futuro,além de enfatizar a obrigatoriedade do estudo, estabelecendo um vinculo com o aluno.

8° Passo: Ingresso ao curso de informática, inglês e oratória;

9° Passo: Acompanhamento do rendimento escolar:
• Bimestralmente será enviado até a escola um relatório de rendimento no Programa do participante e a escola fará o mesmo do rendimento escolar estreitando assim o elo entre escola e programa.

10° Passo: Reunião com os pais:
• Bimestralmente será realizado reuniões no período a ser decidido pela equipe com os pais ou responsáveis, para prestação de contas ou balanço do Programa, vantagens e compromissos dos pais e participantes, buscando maior apoio e principalmente fazendo com a família possa ser parceira do Programa.

11° Passo: Classificação:
• Nessa fase será realizado a inserção do participante ao sistema de classificação, esse que terá como forma de pontuação alguém requisitos:
• Apresentação de boletins escolares;
• Assiduidade nas aulas do Programa (a cada 50 aulas 1 ponto lhe será adicionado);
• Rendimento escolar realizado pela equipe pedagógica da escola de destino;
• Certificado de cursos realizados dentro e fora do programa desde que seja de órgão valido;
• Participação dos pais nas reuniões bimestrais;
• Participação em ações do Programa em fins de semana previamente organizados;
• Ser integrante do programa de jovem aprendiz e agente de cidadania;
• Agir de acordo com as normas e deveres dentro e fora do âmbito do programa;
Obs. Os adolescentes ficarão participando até seus 13 anos em atividades sem cunho de empregabilidade a partir dos 14 ele é acoplado à etapa 2 que já tem um viés de formação profissional.


Etapa 2

Participantes entre 14 e 29 anos.
1° Passo: Chegada do participante ao Programa, através de demanda espontânea ou encaminhamento da Rede de Proteção ou Serviços:
2° Passo: Será realizado a acolhida pela equipe técnica, fazendo uma breve explicação sobre o funcionamento do Programa e principalmente o encaminhamento para participar de uma reunião de inserção, a qual é obrigatória e previamente agendada, na companhia dos pais ou responsáveis, a fim de explicar o objetivo do Programa, as atividades ofertadas, documentos necessários, e a importância da participação nos Programas Sociais e a articulação com a família;
3° Passo: Apresentação dos espaços do Centro da Juventude e futuros professores, essa é a fase em que um membro da equipe leva o futuro participante a conhecer as dependência do Programa, e também apresentando os locais das oficinas e os professores que estarão ministrando as mesmas.
4° Passo: Participação na Reunião de Inserção;
5° Passo: Retorno do aluno ao Centro da Juventude, acompanhado por seus pais ou responsáveis para inscrição, com os seguintes documentos:
• RG;
• CPF;
• Carteira de Trabalho;
• Comprovante Residência;
• Declaração escolar;
• Currículo;
• Certificados de cursos;
• RG do responsável.
6° Passo: Escolha das atividades, lembrando que é obrigatório a participação em pelo menos uma das atividades esportivas ou culturais, para ter acesso às profissionalizações.





Segue as opções em período matutino, vespertino e noturno:

(TABELA ANEXA)

7° Passo: Início das atividades:
• Fase em que o participante inicia sua caminhada dentro do Programa onde o profissional atuante fará além de suas aulas, breves explicação reforçando valores morais e éticos, a importância do mesmo permanecer no Programa com isso criando uma melhor perspectiva de futuro,além de enfatizar a obrigatoriedade do estudo, estabelecendo um vinculo com o aluno.

8° Passo: Ingresso ao curso de informática, inglês e oratória;

9° Passo: Acompanhamento do rendimento escolar:
• Bimestralmente será enviado até a escola um relatório de rendimento no Programa do participante e a escola fará o mesmo do rendimento escolar estreitando assim o elo entre escola e programa.

10° Passo: Reunião com os pais:
• Bimestralmente será realizado reuniões no período a ser decidido pela equipe com os pais ou responsáveis, para prestação de contas ou balanço do Programa, vantagens e compromissos dos pais e participantes, buscando maior apoio e principalmente fazendo com a família possa ser parceira do Programa.

11° Passo: Classificação:
• Nessa fase será realizado a inserção do participante ao sistema de classificação, esse que terá como forma de pontuação alguém requisitos:
• Apresentação de boletins escolares;
• Assiduidade nas aulas do Programa (a cada 50 aulas 1 ponto lhe será adicionado);
• Rendimento escolar realizado pela equipe pedagógica da escola de destino;
• Certificado de cursos realizados dentro e fora do programa desde que seja de órgão valido;
• Participação dos pais nas reuniões bimestrais;
• Participação em ações do Programa em fins de semana previamente organizados;
• Ser integrante do programa de jovem aprendiz e agente de cidadania;
• Agir de acordo com as normas e deveres dentro e fora do âmbito do programa;

12° Passo: Preparação profissional:
• Nessa fase o participante é inserido em cursos de formação como reforço escolar (caso não tenha feito no plano 1), curso de inglês (caso não tenha feito no plano 1), curso de informática fase 2, curso de oratória, cursos preparatórios de ENEM e pré vestibular.

13° Passo: Indicação ao mercado de trabalho:
• Nessa fase o participante que atendeu todas as exigências do programa estará apto a ser direcionado as empresas parceiras e órgãos públicos facilitando assim o primeiro emprego e sendo de grande valia para a empresa tendo em vista que o futuro colaborador vem com um histórico e com uma melhor qualificação profissional.

14° Passo: Inserção do aluno no Serviço de Acompanhamento, esse Serviço acontece todos os sábados às 8:30 horas, no Centro da Juventude, onde os alunos participam de reuniões de qualificação e aperfeiçoamento.
Neste caso sempre que necessário a empresa pode requisitar uma visita de um membro da equipe pedagógica do programa para feedback sobre o rendimento do colaborador para uma intervenção técnica ou psicológica, ou o mesmo pode ser feita através de relatório.

15° Passo: Reinserção ao mercado de trabalho:
• Caso haja o desligamento do participante a empresa antes direcionada, existirá o diagnóstico do fator determinante para o desligamento e se fará a correção até com a reinserção em cursos de aperfeiçoamento se necessário e após estar apto voltará a ser indicado ao mercado de trabalho.

O PROGRAMA CONSTRUINDO MEU FUTURO tem também a finalidade de desenvolver um trabalho articulado com todos os envolvidos, sejam alunos, família, Programa, Prefeitura e Empresas, entre outros segmentos parceiros.
Dentro desse trabalho articulado e intersetorial temos como prioridade, por estarmos inseridos da Política da Assistência Social, atender o público em estado de vulnerabilidade social, realizando assim um trabalho de prevenção
Os participantes iniciam no programa na maioria das vezes sem sonhos ou visão de futuro devido a realidade em que vive, e a nossa função é reavivar esse sonhos, como? Com uma linha de responsabilidades e compromissos da equipe e principalmente dos participantes.
O Programa se desenvolve em alguns princípios o principal é a meritocracia onde os participantes terão inúmeros benefícios e direitos mas terão também deveres a serem cumpridos:

Direitos:
• Escolha a qual atividade esportiva ou artística gostaria de participar ex: Futebol Vôlei, Capoeira, atletismo, Tênis de mesa, Xadrez, Música, teatro, dança, Grafite, hip hop entre outros.
• Direcionamento através de parceiros as empresas públicas e privadas.
• Aperfeiçoamento profissional com os cursos oferecido.
Deveres:
• Participação assídua nas aulas do Programa acompanhada sempre por uma lista de presença assinada pelo mesmo.
• Participação em pelo menos uma atividade esportiva ou artística bem como aos cursos oferecidos.
• Participação obrigatória em cursos de formação como Reforço de português e matemática, oratória, informática, inglês.
• Melhora no rendimento e comportamento escolar, acompanhado sempre por feedback entre Escola e Programa e boletins.
• Acompanhamento através de uma reunião bimestral com as famílias sobre o programa, para que haja uma melhor convivência familiar sob nova perspectiva de futuro.

Objetivos

Gerais:

• Oportunizar a crianças, adolescentes e jovens além de atividades esportivas, culturais e de lazer, o encaminhamento e a oferta de cursos de aperfeiçoamento profissional e idiomas, além de trabalhar o resgate da auto estima, a perspectiva de futuro e projetos de vida, ofertando aos adolescentes acima de 14 anos uma qualificação profissional e o encaminhamento ao mercado de trabalho, por meio de parcerias com Instituições Formadoras, Empresas e Comércios.

Específicos:

• Estimular a participação de crianças, adolescentes e jovens em projetos sociais;
• Resgatar a auto estima, perspectivas de futuro e projetos de vida;
• Reconhecer os adolescentes e jovens como sujeitos de direitos;
• Incentivar a formação de adolescentes e jovens cada vez mais participativos e conscientes de seus direitos e deveres e protagonistas da construção de seu futuro, despertando o seu empoderamento e a criação de lideranças;
• Buscar a integração e participação da família no desenvolvimento do aluno, estimulando o fortalecimento de vínculos;
• Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, civismo, cooperação mútua, amizade, cidadania, saúde, educação, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, entre outras;
• Prevenir a evasão escolar, buscando a permanecia ou o retorna à escola;
• Prevenir violações de direitos, a reincidência e os padrões violadores;
• Despertar nos adolescentes e jovens o reconhecimento de valores relacionados à família, escola, trabalho, saúde física e mental, ao respeito ao patrimônio público, às pessoas de modo geral, e às leis e demais normas;
• Favorecer o desenvolvimento sociocultural, atuando na prática de ações que possibilitem o afastamento de situações de risco ou violência, bem como, um trabalho intenso para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para que estes, num futuro próximo, atuem como agentes multiplicadores desse processo de transmissão de conhecimento;
• Estimular o trabalho em rede, criando mecanismos de funcionamento que atenda as famílias, as crianças, adolescentes e jovens em suas necessidades;
• Incentivar a participação em atividades de esportes, cultura e lazer, com direcionamento de um profissional habilitado e buscando sempre a interdisciplinaridade e intersetorialidade das Políticas Publicas;
• Proporcional o aperfeiçoamento profissional através dos cursos oferecidos;
• Melhorar a socialização, comportamento e mostrar a importância em se trabalhar em grupo;
• Oferecer reforço escolar a fim de melhorar a dicção, linguagem, comportamento e escrita, buscando um rendimento escolar;
• Oferecer cursos profissionalizantes e entre eles Inglês, Informática e Oratória;
• Encaminhar ao mercado de trabalho.

Metas a atingir:

Temos como meta o atendimento de 600 crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 10 a 29 anos da zona rural e urbana do Município da Lapa. Prioritariamente os indicados pelos Serviços de CRAS e CREAS ou da Rede de Proteção, da Política da Assistência Social, das escolas da rede municipal e estadual e também pela busca espontânea dos participantes.

Cronograma

Físico:

JANEIRO: LANÇAMENTO DO PROGRAMA
FEVEREIRO: ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES, BUSCA DE PARCERIAS
MARÇO: REUNIÕES DE INSERÇÃO, CAPACITAÇÃO DOS ADOLESCENTES E JOVENS, CONTATO COM EMPRESAS, COMERCIO E INSTITUIÇÕES FORMADORAS;
ABRIL: CURSO DE ORATÓRIA E INFORMATICA
MAIO: ENCAMINHAMENTO AO MERCADO DE TRABALHO
JUNHO: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

Financeiro:

janeiro a dezembro de 2018 recurso previsto para despesas do programa: R$ 401.600,00

Orçamento:

12 MESES - MATERIAL DE CONSUMO (GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, MATERIAIS DE EXPEDIENTE E LIMPEZA E RECURSOS HUMANOS) R$
300.000,00

12 MESES - :PROFISSIONALIZAÇÃO DO ADOLESCENTES E JOVENS R$ 80.000,00

12 MESES - PESSOA JURÍDICA - PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE OFICINEIROS : R$ 21.600,00

Beneficiários Diretos:

O público alvo atendido será na faixa etária de 10 a 29 anos da zona rural e urbana do Município da Lapa. Prioritariamente os indicados pelos Serviços de CRAS e CREAS ou da Rede de Proteção, da Política da Assistência Social, das escolas da rede municipal e estadual e também pela busca espontânea dos participantes.

Beneficiários Indiretos:

Considerando o território indiretamente iremos atingir os Bairro da Cohapar, São Lucas, Esplanada e Jardim Montreal, dentre eles os Equipamentos de Serviço CAIC, CRAS e 04 Escolas da região de abrangência.

Resultados:

Resultados já obtidos:
O Programa Construindo meu Futuro surgiu a partir de uma necessidade de evolução dos Programas Sociais do Município.
E também pela necessidade de treinamento dos nossos adolescentes e jovens para o mercado de trabalho e principalmente do acompanhamento dos mesmos após o ingresso as empresas.
Lançamos o Programa efetivamente no dia 25 de Janeiro de 2018, no Adolescentro com a incrível participação de mais de 350 pessoas e com a participação de diversas Autoridades e de várias entidades do Município, e com o lançamento realizado pela Diretora Geral de Políticas de Assistência Social Ana Karina, o Vice-Prefeito Joacir Gonsalves e o Prefeito Paulo Furiati.

Dados Quantidade
Alunos inscritos no Programa 558
Fluxo diário no CEJU 110
Oficinas oferecidas semanalmente 24
Cursos de oratória já finalizados 115
Cursos de informática em andamento 60
Preparação para entrevistas 170
Alunos Efetivados até o momento 72
Indicação para entrevistas 164
Instituições formadoras parceiras CIEE SENAI
Entrada dos alunos no mercado de trabalho IGUALITÁRIA
Sede hoje Centro da Juventude

Anexos

Banco de Projetos