Banco de Projetos

Menção Honrosa

Saúde Digital

Ano / Edição: 2018
Município: Guaíra
Função de Governo: Administração

Administração Indireta:

Município de Guaíra

Diagnóstico

Qualidade da informação é crucial para a tomada de decisão correta pelos gestores e seu planejamento para os anos seguintes. Neste pensamento a secretaria de
saúde a partir do ano de 2014 passou a investir em tecnologia para que as informações sejam confiáveis. Falhas nas informações, refletem diretamente no orçamento,
no atendimento justo e com qualidade aos pacientes que são os mais interessados.
Guaíra possui segundo o IBGE 2016 estimado em 32.784 habitantes, porém a base cadastral de pacientes SUS, junto à secretaria em 2014, passava dos 75 mil
cadastros, centenas de usuários duplicados, com falta de informações como CNS (Cartão Nacional da Saúde), CPF, Endereço, contato. Além de não identi

Descrição

O projeto consta a padronização dos equipamentos e rede lógica em todas as unidades de saúde, adquirindo equipamentos de qualidade e com garantia.
Criar um padrão de cadastro de pacientes e lançamento de informações de forma rápida e correta, eliminando o uso de receitas, encaminhamentos e demais
recomendações principalmente médicas de forma manual.
Preparar o software para integrar as informações das visitas dos agentes comunitários com o Georreferenciamento, assim melhorando a visibilidade das residências
visitadas com uso de tablet's.
Viabilizar a implantação de software de radiografia digital e disponibilização em tempo real aos profissionais envolvidos no atendimento do paciente.
Aquisição de computadores, impressoras e equipamentos para a emissão do cartão cidadão, como as impressoras de cartão PVC, ribbons, leitor biométrico e webcam.
Organização e montagem da equipe de cadastramento.

Objetivos

Gerais:

Reestruturar os equipamentos e infraestrutura de redes de computadores, a implantação da estratégia para padronização de informação de pessoas e seu
recadastramento e identificação dos moradores de Guaíra.
Uso do software de prontuário eletrônico por todos os profissionais de saúde, de forma online ou offline através de tablets. Disponibilização da territorialização e visitas
dos agentes de saúde através de georreferenciamento.
Acesso em tempo real a exames de radiografias pelos profissionais médicos em sua unidade de saúde.
Acesso do gestor à relatórios, dados e informações confiáveis e atualizadas e transmissões de dados da secretaria diretamente aos sistemas de informações do
Ministério, Secretaria de Estado da Saúde e demais órgãos de controle.

Específicos:

a) Reestruturar a infraestrutura de redes com uso de tecnologias atuais e modernizar o parque de computadores e impressoras com equipamentos de qualidade e
durabilidade.
Para a conectividade a utilização de fibra óptica para interligar as 14 unidades de saúde com a central localizada na UPA. Na área rural o uso de tecnologia AirMAx em
torres de comunicação para que o sinal seja de qualidade e suficiente para o uso dos softwares implantados.
b) Possuir equipamentos de TI suficiente para que todos os profissionais de saúde possam lançar sua produção de forma rápida e confiável.
c) Adoção em 100% das unidades de saúde o uso do prontuário eletrônico.
d) Criação do Cartão Cidadão, que será a forma utilizada para padronizar os dados cadastrais dos pacientes.
Nesta estratégia a população é convocada a fazer seu recadastramento na base de dados. Para a homologação do cadastro, o habitante deve levar em mãos seus
documentos pessoais (RG, CPF ou RN para menores), comprovante de endereço e a anuência de seu agente comunitário, no local também são coletados a biometria e
fotografia do habitante e em seguida seu cartão é entregue.
e) Aquisição de tablet’s para uso em visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde. Além da praticidade de utilizar esta ferramenta, ela será de fundamental
importância para que se mantenha a base cadastral coesa, pois no ato da visita o agente de saúde poderá por exemplo informar que um paciente ou uma família
mudou-se, assim enviando esta informação pelo software aos responsáveis pelo cartão cidadão para que estes possam registrar essa mudança, e invalidando o cartão
emitido.
f) Integração da territorialização das unidades de saúde e visitas realizadas pelos agentes comunitários na plataforma de georreferenciamento do município. Utilizando
esta ferramenta os profissionais terão em mãos a abrangência de sua unidade de saúde e a região que cada agente de saúde deve estar visitando.
g) Utilizar o software de radiologia digital, onde em tempo real o exame será disponibilizado para acesso do pro

Metas a atingir:

Conter quantidade e qualidade de informações no software de gestão condizente com a realidade do município. Melhora nos diagnósticos e acompanhamento dos
pacientes pelos profissionais de saúde.
Identificação, acompanhamento e autorizações aos pacientes mais necessitados, assim tornando o atendimento mais justo.
Diminuir a perca de medicamentos e a sua compra excessiva.
Possuir uma fila de espera justa, organizada e transparente para procedimentos ou consultas especializadas.
Entregar o cartão cidadão a todos os habitantes de Guaíra, com enfoque nos usuários SUS.
Disponibilizar o Portal da Saúde, onde haverá informações sobre a fila de espera, a posição do paciente e os medicamentos disponíveis na farmácia municipal.
Modernizar o parque de máquinas servidoras de softwares da saúde, aumentando seu desempenho e armazenamento.

Cronograma

Físico:

Em 2014 iniciou-se os investimentos em computadores e impressoras para as unidades de saúde, juntamente com a aquisição de equipamentos de infraestrutura de
redes como Switchs Gigabit, nobreaks, cabos e Rack antenas AirMax para 4 unidades de saúde.
Em 2015 continuou a aquisição de computadores e equipamentos para as unidades de saúde restantes, incluindo a UPA que ainda seria inaugurada e a nova cede da
Vigilância Sanitária e SAMU e também são entregues o tablet’s para a visita nas residências pelos agentes de saúde.
Em 2016 inicia-se os trabalhos para a emissão do Cartão Cidadão, com apoio dos agentes comunitários de saúde de cada bairro. Foram realizados o recadastramento
em todas as unidades de saúde e também nas escolas municipais e estaduais do município.
Neste ano integra-se a territorialização das unidades e as visitas dos agentes de saúde ao georreferenciamento do município. Possibilitando a consulta das áreas e
micros áreas no mapa municipal, contendo as visitas de cada agente e os moradores da residência visitada.
É implantado o software de radiologia digital e disponibilizado o acesso aos profissionais em todas as unidades de saúde.
Em 2017 é instalado nas unidades de saúde a conexão de fibra óptica com velocidade de 100 Mbps e aquisição de tablets mais potentes aos agentes de saúde.
Adquirido, implantado e configurado o parque de servidores exclusivos para os softwares da saúde, inteiramente municipalizado.
Em 2018 implantar monitoramento por vídeo nas unidade da saúde da família.

Financeiro:

Investimento realizado em máquinas servidoras foram de R$ 165.000,00.
Ao todo foram 79 novos computadores, 14 notebooks, 46 impressoras laser, 20 Leitores de código de barras e 30 tablets, 12 Switches Gigabit, 56 nobreaks e leitores
biométricos. Investimentos que ultrapassam os R$ 350.000,00.
Solução completa de radiologia digital, adquirido por R$ 250.000,00.
Interligação das unidades de 14 unidades de saúde por fibra óptica e gateway de navegação no valor de R$ 3.500,00 mensais.
Equipamentos e materiais para a emissão do cartão cidadão no valor de R$ 41.700,00 para 30 mil cartões impressos e entregues.
Software de gestão da saúde no valor de R$ 6.500,00 mensais.

Orçamento:

O trabalho orçado em aproximadamente R$1.000.000,00 divididos em 4 anos.

Beneficiários Diretos:

Habitantes e a gestão do município de Guaíra.

Beneficiários Indiretos:

Usuários do Sistema Único de Saúde SUS e os funcionários da saúde de Guaíra.

Resultados:

Como resultado foram obtidos a produção de acordo com a demanda do município, todos os atendimentos e procedimentos são informados no software de gestão.
Todas as 14 unidades de saúde foram contempladas com o trabalho de modernização, sendo disponibilizado o prontuário eletrônico, software de radiografia digital,
computadores e impressoras de qualidade, WIFI, tablets e acesso ao GeoPortal.
Aumento e melhoria nas informações transmitidas aos sistemas de informações federais e estaduais, como o SIA, E-SUS, CNES, RAAS, SIPNI, entre outros.
Com a padronização do cadastro e uso do cartão cidadão, a identificação e contato com o paciente se tornou eficaz e eficiente. A secretaria possui em sua base os
documentos necessários para encaminhamentos e demais atendimentos a estes pacientes, tornando o processo mais rápido e resolutivo.
O cadastro ativo no sistema atualmente está de acordo com a população do município.

Anexos

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