Banco de Projetos

ALUNO NOTA 10

Ano / Edição: 2018
Município: Carambeí
Função de Governo: Legislativa

Administração Indireta:

de Carambeí

Diagnóstico

O Município de Carambeí, possui apenas 12 escolas públicas de ensino fundamental, sendo duas delas na zona rural, e duas escolas particulares, conforme dados abaixo retirados do MEC/INEP de 2017. Não há instituições de educação superior, mas existem em cidades vizinhas como Ponta Grossa, distante há 25 km, onde existe Universidade Estadual e 6 instituições particulares.

ESTABELECIMENTOS DE ENSINO NOS ENSINOS REGULAR, ESPECIAL E EJA - 2017
MODALIDADE DE ENSINO FEDERAL ESTADUAL MUNICIPAL PARTICULAR TOTAL
Creche (regular) - - 4 3 7
Pré-escolar (regular) - - 10 3 13
Ensino Fundamental (regular) - 5 7 2 14
Ensino médio (regular) - 4 - 1 5
Educação Profissional (regular) - 1 - - 1
Educação Especial (especial) - - 2 1 3
Educação de jovens e adultos (EJA) - 1 1 - 2
FONTE: MEC/INEP
NOTA: O mesmo estabelecimento pode oferecer mais de uma etapa e/ou modalidade.

Percebe-se que como o Município possui a maioria da economia voltada à atividade rural, na agricultura e na pecuária, em especial à criação de bovinos para a indústria leiteira, e aves para a atividade industrial de transformação para empresas de produção alimentícia, conforme dados obtidos do IBGE (IBGE - Censo Demográfico - Dados da amostra (1) A classificação da atividade econômica é pela Classificação Nacional de Atividade Econômica Domiciliar (CNAE Domiciliar 2.0).

Estas atividades ofertam em sua maioria empregos onde há exigência de apenas a conclusão de ensino fundamental ou ensino médio, de forma que não há incentivos para uma qualificação educacional sequenciada, levando o Índice de Desenvolvimento Humano da Educação – IDH da Educação a percentuais considerados baixos, conforme tabela abaixo:

IDHM - Educação 0,640 BAIXO
Escolaridade da população adulta 0,52 MUITO BAIXO
Fluxo escolar da população jovem (Frequência escolar) 0,70 MÉDIO

FONTE: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil - PNUD, IPEA, FJP NOTA: Os dados utilizados foram extraídos dos Censos Demográficos do IBGE.
(1) O índice varia de 0 (zero) a 1 (um) e apresenta as seguintes faixas de desenvolvimento humano municipal: 0,000 a 0,499 - muito baixo; 0,500 a 0,599 - baixo; 0,600 a 0,699 - médio; 0,700 a 0,799 - alto e 0,800 e mais - muito alto.
Dados do IPARDES, CADERNO ESTATÍSTICO - JULHO 2018

Descrição

O projeto consiste em homenagear ao final do ano letivo os alunos que durante o ano letivo estiveram matriculados no 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, de todas as escolas do Município, sejam públicas ou privadas.
A primeira vez que o projeto foi colocado em prática foi ao final do ano letivo de 2017, já que a Lei entrou em vigor em agosto do mesmo ano. As escolas do município foram procuradas para participar e todas engajaram-se em apoiar, reunindo a direção com a equipe pedagógica e docentes, informando aos mesmos qual era o propósito, assim como os alunos tomaram conhecimento, foram especificados a classificação e todos os detalhes, conforme previsto na Lei Municipal 1184/2017.
Ao todo foram 9 escolas participantes e 27 alunos que receberam os certificados.

Objetivos

Gerais:

A idealização do Projeto é a busca de uma forma de incentivar as crianças e adolescentes a desenvolverem o hábito do estudo, resgatando valores como a responsabilidade, interesse, empenho e respeito com seus colegas e professores para que se possa ter uma melhor qualidade de ensino e aprendizagem, gerando desta forma a perspectiva de um futuro melhor para ao alunos e para a escola, valorizando o empenho e esforço de ambos.

Específicos:

Oportunizar a preparação dos alunos de ensino fundamental para a competitividade, de forma a estimular os estudos, através do controle de notas das avaliações gerais, possibilitando uma gratificação pessoal à eles no momento em que tem seu nome associado a premiação como o melhor estudante daquele ano em sua escola, incentivando-os a darem sequência aos estudos.
O propósito é homenagear os alunos que durante o ano letivo estiveram matriculados no 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, de todas as escolas do Município, sejam públicas ou privadas.

Metas a atingir:

Aumentar o IDH Educacional nos próximos anos, incentivando os Aumentar o número de munícipes que concluem o ensino fundamental e o médio, motivando-os a buscar melhores qualificações, alterando os índices de médio à alto.
IDHM - Educação 0,640 BAIXO para no mínimo MÉDIO
Escolaridade da população adulta 0,52 MUITO BAIXO para no mínimo MÉDIO
Fluxo escolar da população jovem (Frequência escolar) 0,70 MÉDIO para no mínimo ALTO

Cronograma

Físico:

Após o projeto de Lei nº 29/2017, tornar-se a Lei Municipal nº 1.184/2017, no final do período escolar, entre novembro e dezembro de cada ano, a equipe da Câmara Municipal que está coordenando o projeto inicia as atividades da seguinte forma:
• Contato com as Escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino e escolas particulares para que a direção, juntamente com a equipe pedagógica e professores, façam o levantamento dos alunos conforme as especificações que constam na Lei nº 1.184/2017.
• Organização da Sessão Solene para a entrega dos certificados, conforme fotos.
• Elaboração de Convites, modelo anexo para os pais dos alunos, diretores das escolas e autoridades.
• Confecção dos certificados, modelo anexo
• Entrega dos Certificados na última Sesso Legislativa do ano.

Financeiro:

Independe de recursos financeiros.

Orçamento:

A executividade do Projeto Aluno Nota 10 não possui custos orçamentários, a equipe que organiza todos os preparativos e cerimônia pertencem ao quadro de servidores da Câmara, os certificados são criados e impressos pelos mesmo, utilizando-se a estrutura e material já existente.

Beneficiários Diretos:

Alunos do ensino fundamental do 3º, 4º e 5º anos, de todas as escolas do município.

Beneficiários Indiretos:

Discentes, docentes e toda a comunidade.

Resultados:

Para que consigamos mensurar a aplicação do projeto, encaminhamos questionários aos Diretores das Escolas, aos pais ou responsáveis e aos alunos que conquistaram o certificado ALUNO NOTA 10, onde pudemos avaliar que ao receber a homenagem na Câmara Municipal, em sessão lotada, que foi transmitida ao vivo através do site oficial da Câmara (utilizando-se do youtube), alguns vindos da Zona Rural, além de honrados, percebeu-se uma motivação para a continuidade nos estudos, na visão das escolas a informação que obtivemos é que de forma coletiva ouve um engajamento nos estudos, pois os alunos passaram a questionar de que maneira poderão se tornar um ALUNO NOTA 10.

Anexos

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