CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:
Projetos das cidades de Guaporema e Turvo encontraram maneiras de reduzir o número de casos da doença
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de casos de dengue em todo país cresceu cerca de 264% em 2019, com cerca de 230 mil infectados. Só no Paraná, o aumento passou de 1.400%. Foram cerca de 399 casos no ano passado contra 6 mil neste ano. O número é preocupante, e coloca em alerta os municípios para o combate do mosquito Aedes aegypti.
Após enfrentar duas grandes epidemias em 2010 e 2013, o município de Guaporema, no noroeste do Paraná, desenvolveu o projeto “Todos contra a dengue”, que tem como objetivo conscientizar, sensibilizar e mobilizar a comunidade para importância da prevenção da dengue. Entre as ações para combate foram realizadas palestras, conversas e feiras de saúde, o que resultou na eliminação dos casos de dengue na cidade, que conta com cerca de 2400 habitantes.
Já o município de Turvo, no centro-sul do estado, implementou o projeto “Selo na porta”, em que os agentes comunitários realizam visitas em residências e nos comércios da região. Eles sinalizam se o estabelecimento tem alto, médio ou baixo risco de dengue naquela região. A iniciativa contou com a produção de folders, selos e outdoors para conscientizar a população e erradicar os criadouros do mosquito.
Os bons resultados dos projetos garantiram o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). Turvo foi premiado em 2016, e Guaporema em 2016 e 2017. O PGP-PR é uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil. Saiba mais sobre esse projeto no Banco de Projetos da premiação.