Desde 2019, 35 pessoas carentes formalizaram os seus negócios em Ponta Grossa
Em 2019, Ponta Grossa criou o projeto “De Informal a Empresário Legal”. A iniciativa estendeu os serviços da Sala do Empreendedor, aos 10 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que atuam na linha de frente do atendimento à população mais carente. Dessa forma, moradores de todas as regiões da cidade obtiveram acesso aos serviços básicos prestados ao Microempreendedor Individual e a informações sobre quais são os benefícios de sair da informalidade.
Por meio do projeto, 35 pessoas cadastradas no CRAS formalizaram os seus negócios e passaram a ter direito a todos os benefícios dos MEIs: garantia do auxílio maternidade, auxílio doença, auxílio reclusão e aposentadoria. Os cidadãos e cidadãs atendidos pelos centros compreenderam a vantagem de virar MEI, que passa pela facilidade de abrir contas, obter crédito e emitir notas fiscais.
Todas as equipes do CRAS foram capacitadas para padronizar o atendimento e conceder acesso às documentações e exigências necessárias para legalização do empreendimento, às atividades permitidas para o MEI, aos direitos e deveres do empreendedor, facilitando a impressão de documentos e a inscrição em cursos e palestras de capacitação empresarial.
Os bons resultados garantiram ao projeto Troféu Prêmio Gestor Público Paraná Melhor do Ano 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.