É o que propõe o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 12 (ODS 12), da Organização das Nações Unidas (ONU), para a adoção de padrões sustentáveis no consumo e na produção

Promover uma verdadeira revolução de comportamento. É o que propõe o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 12 (ODS 12), da Organização das Nações Unidas (ONU), para a adoção de padrões sustentáveis no consumo e na produção.

A principal característica nessa proposta é explicitar que a responsabilidade sobre os resultados deve ser dividida em todos os níveis, das atitudes individuais às coletivas, presentes nas legislações, nas relações comerciais, no desenvolvimento e uso de tecnologia até as tratativas internacionais.

Nesse contexto, a palavra “responsabilidade” foi a principal resposta obtida durante a Campanha de Sensibilização, sobre a Agenda 2030 da ONU, realizada junto aos funcionários do Serviço Social Autônomo (Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas – SEDU).

SEM DESPERDÍCIO – A pesquisa indicou, ainda, a importância da “reciclagem” do lixo doméstico ao industrial, de “zerar o desperdício” em todas as formas de consumo e de produção, do controle dos agrotóxicos, da produção de publicidade responsável, do estímulo às práticas de reciclar, reusar e reduzir.

“É importante as pessoas perceberem que suas atitudes, por mais corriqueiras que sejam, são importantíssimas. Elas ajudam a criar hábitos sustentáveis e a cultura da sustentabilidade. Se mudarmos de comportamento, no dia a dia, haverá uma enorme transformação de costumes, com benefícios para esta e para as futuras gerações”, afirmou a diretora de Operações do Paranacidade, Camila Mileke Scucatto.

METAS – O conjunto de metas do ODS 12 ultrapassa em muito às preocupações com o uso exagerado de combustíveis fósseis. Alcança a importância de fortalecer a cultura e as iniciativas produtivas locais responsáveis. Como as perceptíveis no turismo, por exemplo, e a necessidade de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico sustentável em todos os países e o manejo ambientalmente adequado de todos os tipos de resíduos. Inclusive os derivados da produção e uso de produtos químicos.

Para conhecer mais sobre o ODS 12, acesse: www.agenda2030.org.br/ods/12/

A Campanha de Sensibilização, desenvolvida e realizada no Paranacidade, está à disposição de outras instituições, públicas ou privadas. O método reúne a apresentação diária de vídeos, seguida de questionamentos sobre o conteúdo de cada ODSs e dura 18 dias.

Fonte: AEN

Relacionados

3 DE DEZEMBRO DE 2025

PGP-PR 2026 anuncia tema da 14ª edição: Transporte e Mobilidade Urbana

O PGP-PR tem a satisfação de apresentar o tema oficial da sua 14ª edição: Transporte...

4 DE NOVEMBRO DE 2025

Novembro Azul: saúde e prevenção também fazem parte da boa gestão pública

O Novembro Azul é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem e à...

28 DE OUTUBRO DE 2025

Dia do Servidor Público: valorização e reconhecimento

O Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, é uma oportunidade para...

22 DE OUTUBRO DE 2025

13ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná homenageia 46 prefeituras

Tema do Ano destaca a importância da acessibilidade e inclusão nas cidades...

16 DE OUTUBRO DE 2025

Presidentes Eleitos do Sindafep e IGPPR convidam Delegada da Receita Estadual para Cerimônia de Encerramento do PGP-PR

Os presidentes eleitos do Sindafep, Lindolfo Timm, e do IGPPR, Osmar de Araújo Gomes,...

16 DE OUTUBRO DE 2025

Diretoria do Sindafep reúne-se com Secretário da Fazenda e entrega convite para Cerimônia de Encerramento do PGP-PR

Durante o encontro, foram entregues convites para a Cerimônia de Encerramento do Prêmio...