750 crianças de 0 a 11 anos, 400 pais e 140 funcionários são beneficiados

Para garantir uma educação inclusiva, o município de Mercedes, no Extremo-Oeste do Paraná, criou o projeto Sementinha da Inclusão. A iniciativa promove a conscientização e naturalização das diferenças físicas, sociais, neurológicas, culturais, biológicas e étnicas. A ação beneficia diretamente 750 crianças, 400 pais e/ou responsáveis e 140 colaboradores. 

Para enfatizar a inclusão e o respeito, o programa conta com apresentações teatrais, gincanas, palestras e jogos. A iniciativa existe desde 2023, quando o nome foi escolhido com muito carinho, é o que conta a Secretária Municipal de Educação, Juciane Brum: “O tema sementinha tem um significado: é plantar, cuidar, colher. As crianças são puras, a grande maioria não tem preconceito. Muitas vezes nós, adultos, temos muito mais do que elas. Porque, na nossa infância, esses temas não eram abordados com tanta frequência e naturalidade. Então falar para as crianças é começar a plantar desde cedo essa educação inclusiva.”

Karini Stoef da Silva Leandro, mãe de um dos alunos da Rede Municipal de Ensino, conta como a experiência impactou a ela e aos seus filhos. “A experiência me transformou enquanto mãe. Eu fui uma criança que sofri muito na minha infância por questões raciais. Eu falo que os anos passaram, eles mudaram, e hoje a gente vê as abordagens que estão sendo feitas dentro da Rede de Ensino, como isso tem ajudado a transformar a visão dos alunos. A gente conseguiu ver como eles puderam compreender a importância de se respeitarem, de ver as diferenças e de que ninguém é menos por ser diferente. Sou suspeita de falar porque é um projeto que eu admiro muito, foi muito legal ver isso acontecer, como as crianças gostaram.”

Para a realização do projeto, foram investidos R$ 79.098,00, ao longo de três anos. Beneficiando não apenas os alunos, pais e colaboradores da educação, mas todo o município. Os seus impactos transcendem os 5.931 habitantes de Mercedes, porque, além da disseminação por meio das mídias sociais, tanto as crianças quanto os adultos envolvidos propagam o conhecimento adquirido nos diversos ambientes por onde passam ao longo da vida.

Esses resultados levaram o projeto a ser coroado com o Troféu Melhor do Ano e 1º Lugar na Educação no PGP-PR. O prefeito, Laerton Weber, celebra a conquista: “Eu fico muito feliz por Mercedes ser premiado. Esse projeto é maravilhoso para incentivar mais os nossos educadores e professores a fazerem uma boa administração, uma boa gestão”.

Mais informações sobre esse projeto e outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados