Mais de 2 mil estudantes são beneficiados anualmente

Com o objetivo de promover a educação política e criar lideranças juvenis conscientes, críticas e atuantes, o município de Maringá, localizado no Noroeste do Paraná, desenvolveu o projeto Legislar o Futuro, Cultivando Lideranças, que beneficia mais de 2 mil estudantes. O programa foi criado após a cidade identificar uma série de problemas, como a apatia da população mais jovem em relação ao espaço público e à política, a falta de conhecimento sobre o funcionamento do Estado e a ausência de espaços de escuta e participação formativa.

Para transformar esse cenário, a iniciativa desenvolve várias ações, mas seis delas são permanentes: o Vereador Mirim, o Parlamento Jovem, o Estágio-Conhecimento, as visitas guiadas à Câmara, a participação nas Sessões Ordinárias e Extraordinárias e os cursos de capacitação para servidores. Joaquim Francisco dos Santos Neto, responsável pelo projeto, ressalta os resultados: “Tivemos resultados maravilhosos, excelentes até agora. Podemos apontar a eleição de dois vereadores que passaram pelos projetos da escola, nessa eleição de 2024. Fora isso, temos várias pessoas que passaram pelos programas da escola e tornaram-se assessores de vereadores e secretários municipais”.

Michel Rangel, pai de um dos alunos eleitos como Vereador Mirim, comenta que foi muito gratificante participar do projeto: “Foi muito gratificante. É um aprendizado muito importante, a vivência do legislativo. Eu acredito que para nós, como pais, e para ele, como vereador Mirim, foi uma experiência muito enriquecedora e inesquecível”.

A abrangência do projeto é municipal, com impacto regional, que beneficia diretamente estudantes do ensino fundamental, médio e superior, famílias, vereadores e servidores efetivos e comissionados. O custo de implantação é de R$ 1.500,00 e o de manutenção é de R$ 1 mil mensal.

Os bons resultados fizeram com que o projeto fosse coroado com o Troféu de 2º Lugar de Educação. Majô Capdeboscq, presidente da Câmara Municipal de Maringá, comenta que o prêmio vem para recarregar as energias e dar mais sentido para as atividades.  “É uma oportunidade da gente recarregar as energias, as baterias. Nós que estamos atuando no poder público muitas vezes sentimos que, por mais que a gente faça, ainda tem muito a ser feito. Tem uma frase de Madre Teresa que ela diz que, por muitas vezes, a gente se sente uma gotinha no oceano, mas o oceano seria menor se não fosse por essa gota. E o prêmio vem para recarregar as energias, para dar mais sentido nas atividades, para que a gente possa iniciar o próximo ano com mais atividades e projetos que podem mudar a vida das pessoas.”

Relacionados

5 DE DEZEMBRO DE 2025

Prudentópolis diversifica turismo da cidade com rota religiosa

O Caminho de São Miguel Arcanjo é uma rota religiosa de 120 quilômetros, que conta com...

28 DE NOVEMBRO DE 2025

Pérola proporciona atendimento técnico e reprodutivo aos pequenos produtores rurais

130 produtores rurais da agricultura familiar são beneficiados...

21 DE NOVEMBRO DE 2025

Pinhais oferta consultas virtuais com médicos especialistas

O projeto impactou a vida de mais de quatro mil pacientes que estavam na fila de espera...

15 DE NOVEMBRO DE 2025

Cascavel proporciona suporte clínico e pedagógico aos alunos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista

82 estudantes da Rede Municipal de Ensino foram beneficiado...