CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Parque de Cordas foi inspirado nos parquinhos infantis da Europa e proporciona o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e curiosidade das crianças

Em um mundo cada vez mais conectado, as brincadeiras infantis acabaram ficando de lado no cotidiano das crianças. Entretanto, a tecnologia pode prejudicá-los, tirando um fator essencial para o seu desenvolvimento: o convívio com os amigos e colegas. Para mudar essa realidade e oferecer um espaço de lazer com qualidade para eles e a família, a Prefeitura de Maringá, no Norte Central paranaense, desenvolveu o projeto Parque de Cordas.

Secretário de Mobilidade Urbana, José Gilberto Purpur, recebe o Troféu PGP-PR pelo projeto Parque de Cordas

Em uma viagem à Europa, os gestores municipais perceberam que os parquinhos estrangeiros eram diferentes dos brasileiros. Enquanto aqui eles são produzidos com metal, o que pode machucar as crianças e enferrujar com o tempo, lá eles são feitos com cordas e um piso especial para absorver o impacto em caso de quedas. Foi o que motivou a criação do Parque de Cordas, presente em 19 bairros de Maringá, todos nas regiões periféricas da cidade, onde não haviam opções de lazer para as crianças.

Para que a iniciativa fosse implementada, a Secretaria de Mobilidade Urbana estudou o modelo estrangeiro e buscou fornecedores. Todas as peças foram feitas no Brasil, o que ajudou a baratear a produção dos materiais. A iniciativa também foi possível devido a um outro projeto, este do Governo do Paraná, o “Meu Campinho”, que conta com uma quadra de futebol com grama sintética e bancos com sombras.

As áreas de lazer reúnem também bicicletários, bebedouros, mesas de jogos, floreiras, lixeiras e rampas de acessibilidade. O solo do parque é produzido com pneus reciclados, triturados e moldados in loco, ajudando a absorver possíveis quedas das crianças e evitando que elas se machuquem.

O Parque de Cordas e o Meu Campinho têm um orçamento médio de R$ 480 mil cada unidade, entre custos para construção, calçamento e terraplanagem, com recursos do governo do Estado. Entre os principais benefícios estão o desenvolvimento da coordenação motora das crianças, equilíbrio e curiosidade, além de um espaço de lazer para toda a família, beneficiando a população de 19 bairros. Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

17 DE JULHO DE 2026

Almirante Tamandaré oferece atendimento terapêutico integrado a crianças e adolescentes

45 crianças e adolescentes possuem interação com cavalos em ambiente natural

10 DE JULHO DE 2026

Maringá promove conscientização das crianças sobre o consumo responsável

Os alunos passaram a analisar as consequências sociais, econômicas e ambientais das...

3 DE JULHO DE 2026

Paraíso do Norte promove cuidado com gestantes, puérperas e crianças

369 crianças e 92 gestantes foram beneficiadas com diversas ações

19 DE JUNHO DE 2026

Quatro Pontes promove qualidade de vida e envelhecimento saudável para terceira idade

85% da população idosa do município é atendida

3 DE JUNHO DE 2026

Ubiratã profissionaliza reciclagem e aumenta renda dos trabalhadores

São recicladas 40 toneladas de resíduos que geram renda para associados

29 DE MAIO DE 2026

Corbélia é referência em reciclagem no Paraná

70% de todo o resíduo gerado na cidade é reciclado, muito superior à média nacional,...