O objetivo da iniciativa é fomentar soluções inovadoras e tecnológicas para os desafios enfrentados pela cidade
Envolver a população na busca de soluções para os principais problemas do município é o principal objetivo do projeto “Edital de Soluções Inovadoras: Banco de Ideias e Incentivo ao Empreendedorismo”, criado em 2017 pela prefeitura de Maringá.
A iniciativa também busca obter resultados mais ágeis a demandas da cidade usando soluções tecnológicas e inovadoras, proporcionando que pessoas físicas, pequenas empresas e startups desenvolvam projetos de melhoria na qualidade de vida e nos serviços de atendimento aos cidadãos.
O edital foi criado para que quando haja demandas, problemas a serem selecionados pelo poder público, por meio da iniciativa, a população possa criar soluções inovadoras para resolver as demandas. Essas soluções não precisam necessariamente envolver tecnologia, quando a população encontra gargalos e consegue resolver, já está inovando. Pessoas físicas acima de 16 anos, empresas e startups podem se candidatar para resolver as demandas.
As propostas de soluções são avaliadas por uma comissão e os aprovados têm 12 meses para executá-las sem gerar ônus ao município. Ao final do período, a execução é avaliada e, caso tenha cumprido o objetivo de solucionar o desafio proposto, será concedido o Atestado de Capacidade Técnica, podendo então o município adquirir a solução.
Em 2020, 18 desafios foram propostos e 6 soluções foram aprovadas para o período de testes, com iniciativas que melhoram a vida dos cidadãos maringaenses. Uma delas é um aplicativo que reduz o tempo na fila.
O morador não precisa sair de casa para entrar na fila da Agência do Trabalhador, por exemplo. É possível entrar na fila pelo app e sair de casa próximo ao horário e acompanhar o andamento da fila pelo celular.
Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.