Cada beneficiário recebe 75% do salário mínimo, que pode ser utilizado pela família ou no momento da sua liberação

Pensando no cuidado com a arborização urbana e em desempenhar um importante papel de assistência social, o município de Maringá, na Região Norte Central do Paraná, criou o projeto Plantando o Futuro. Ao mesmo tempo que a cidade cuida do meio ambiente, oferece trabalho e renda aos detentos da Colônia Penal em regime semiaberto.

Maringá estava carente de mão de obra para a limpeza urbana e aproveitou o cenário para dar uma chance de mudança para os presos. Além de plantarem cerca de 11 mil mudas, os beneficiados também são responsáveis pela limpeza das ruas e pela poda dos matos dos terrenos. Assim, melhoram o meio ambiente, a aparência e a higiene do município.

Desde maio de 2021, a iniciativa favorece cerca de cinquenta internos da Colônia Penal e suas famílias. “Esse é um projeto que além da arborização da cidade, também contribui com a construção do indivíduo, com a possibilidade de devolver para a sociedade uma pessoa transformada positivamente”, relatou Osvaldo Messias Machado, Diretor-Geral da Polícia Penal do Paraná.

Cada beneficiário recebe uma renda mensal de 75% de um salário mínimo, valor pago pelo município para o Estado, que transfere o dinheiro por um boleto único. Esse dinheiro, que totaliza R$ 45 mil mensais, vai para uma conta externa, que pode ser usada pelos membros da família ou guardado até que o detento seja liberado. É uma contribuição mútua, com vantagens para o município, os presidiários e suas famílias.

Em 2023, a Secretaria de Limpeza Urbana pretende alcançar mais 25 internos e abranger tanto o sistema aberto quanto o fechado de encarceramento. A construção das estufas foi uma iniciativa do Conselho da Comunidade, não gerando custo ao município.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu  Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2022, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

22 DE JULHO DE 2024

Ubiratã fornece assistência a jovens em situação de extrema pobreza

Projeto municipal promove inclusão social com estímulo à cidadania e cultura...

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...