CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:


Projeto Só Pra Elas garante qualidade de vida para o público feminino, aumenta a autoestima e promove momentos de lazer entre as moradoras

O município de Marilândia do Sul, no Norte Central do Paraná, desenvolveu em 2015 o projeto Só Pra Elas. Cerca de 50% da população da cidade é formada por mulheres, que não tinham uma opção de lazer exclusiva na cidade. Com a iniciativa, a qualidade de vida delas melhorou, proporcionando melhores condições físicas e mentais.

Responsável pelo projeto, Kelly Zanlorenzi, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo Só Pra Elas

Por ser um município proeminentemente agrícola, as opções de lazer eram muito limitadas, principalmente para as mulheres da região. A Prefeitura de Marilândia do Sul, percebendo isso e buscando reverter a situação, começou a investir em ações esportivas como forma de proporcionar melhores condições de vida. O projeto Só Pra Elas é fundamentado em valores como totalidade, coeducação, emancipação, participação, cooperação e regionalismo.

Cerca de 150 mulheres entre seis e noventa anos praticam atividades esportivas três vezes na semana, com aulas de zumba, exercícios físicos, alongamentos e fortalecimento dos membros. Os trabalhos são acompanhados por médicos da Secretaria de Saúde, que realizam exames periódicos para verificar se elas estão aptas para a prática esportiva. Elas também são assistidas por profissionais de educação física habilitados, além de palestras e reuniões com psicólogos a cada dois meses para tratar de assuntos de interesse das participantes.

Para que a iniciativa desse certo, a prefeitura precisou investir em materiais esportivos, salário de profissionais que acompanham as aulas, manutenção do local, além de gastos com água e luz. Os recursos estão previstos no orçamento da Secretaria de Esporte e Turismo, com um custo de R$ 3.500 por mês. A nova meta é aumentar o número de mulheres atendidas pelo programa, alcançando cerca de quatro mil e quinhentas moradoras da cidade.

Entre os principais benefícios estão a tonificação e enrijecimento muscular, a melhora do condicionamento físico, mais disposição para enfrentar o dia a dia, aumento da autoestima e redução do estresse. Os bons resultados garantiram a iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...