CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Piloto Cisternas Rurais foi pensado para diminuir os efeitos da estiagem na agropecuária, reforçar a economia local e conservar os recursos hídricos da cidade

A água é o bem natural mais precioso que temos. Utilizamos para alimentação, fornecimento de energia elétrica, agricultura, entre vários outros tipos de uso. Entretanto, nos últimos anos os altos índices de desmatamento, poluição e mudanças no clima têm alterado o ciclo de chuvas. O Paraná vive em 2020 a pior estiagem dos últimos 50 anos, de acordo com os órgãos meteorológicos. Foi pensando nestes momentos de seca que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Cândido Rondon (SAAE) desenvolveu o projeto Piloto de Cisternas Rurais.

Prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo Cisternas Rurais

Com uma economia fortemente voltada para a agricultura e agropecuária, os produtores de Marechal Cândido Rondon possuem uma grande demanda por água, que já não estava sendo suprida pelo SAAE. Os poços artesianos, prática de alto custo energético, também não estavam mais conseguindo oferecer aos produtores a água necessária. A autarquia municipal buscou junto a Itaipu Binacional um projeto que amenizasse a necessidade dos produtores e reduzisse os custos operacionais.

Três produtores foram escolhidos para receberem as cisternas, utilizando critérios como demanda hídrica, cumprimento da legislação e conscientização ambiental. Os reservatórios possuem capacidade para 500 mil litros de água e são revestidos e cobertos em geomembrana de alta densidade. Desta forma, as cisternas podem armazenar água da chuva em períodos chuvosos do ano para ser utilizada em momentos de escassez ou então para limpeza dos locais.

Entre os benefícios do projeto estão a conservação dos recursos hídricos, fazendo com que os produtores utilizem a água da chuva para diversos fins e não precisem usar água potável. As cisternas ajudam também a diminuir o valor da conta de água e luz das propriedades, e estimula o produtor a permanecer com as atividades no campo. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

22 DE JULHO DE 2024

Ubiratã fornece assistência a jovens em situação de extrema pobreza

Projeto municipal promove inclusão social com estímulo à cidadania e cultura...

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...