CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Mãos que Geram Renda já qualificou cerca de 550 pessoas no município e promove o retorno ao mercado de trabalho

Em tempos de crise, muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos e não conseguiram se recolocar no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Prefeitura de Mandirituba criou o projeto Mãos que Geram Renda, que oferece cursos de qualificação profissional gratuitos para os moradores da cidade. Grande parte deles vivem na zona rural e se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto Mãos que Geram Renda

O programa conta com um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização para ajudar as família, e é destinado para pessoas que recebem algum tipo de auxílio do governo, oferecendo cursos de panificação, corte de cabelo, manicure, pedicure e corte e costura. As famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Mandirituba são acompanhadas pelas assistentes sociais, que encaminham os moradores para os cursos ofertados. A ideia é fazer com que essas pessoas possam deixar de receber os auxílios, conseguindo a sua independência financeira.

Além de contribuir para os cidadãos retomarem sua autoestima e se sentirem no controle de suas vidas, é também importante para movimentar a economia da cidade, promovendo o empreendedorismo nos moradores. Diversos alunos dos cursos conseguiram abrir o próprio negócio, ajudando na renda familiar. Outro objetivo do projeto é retirar 68% das famílias da zona rural da situação de vulnerabilidade.

A iniciativa conta com recursos federal, estadual e do próprio município. As aulas são realizadas em espaços da cidade e também em uma panificadora própria do município. Os bons resultados do projeto garantiram o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018 e 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...