Prefeitura usa imagens para identificar a necessidade de reparos e fiscalizar o município
Com o objetivo de evitar o deslocamento apenas para a fiscalização dos serviços públicos e poupar custos operacionais, o município de Mandaguaçu, na Região Metropolitana de Maringá, criou o projeto Mandaguaçu 360 — O Mapeamento Móvel Terrestre como Redução de Custos Operacionais, que comprou uma câmera 360º para mapear as vias urbanas da cidade.
Até então, a Prefeitura arcava com os deslocamentos da equipe para constatar a necessidade de novos reparos, realizar a fiscalização tributária e identificar as condutas dos munícipes. Hoje essa demanda é suprida de modo on-line, por onde é possível identificar a necessidade de poda de árvores, revitalização do asfalto, comércios sem alvará, obras irregulares e imóveis com vegetação alta.
Com o georreferenciamento de 60% das vias urbanas da cidade, que já estão mapeadas com mais de 30 mil imagens 360º, houve uma redução de ao menos 70% dos custos operacionais com transporte. Esse mapeamento realizado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Inovação é renovado a cada ano, mantendo a situação das ruas sempre atualizada.
O projeto custou cerca de R$ 6 mil, considerando a compra da câmera 360º e o gasto com deslocamento, já que esse equipamento vai acoplado em cima de um veículo para mapear as vias urbanas. Em 2023, a iniciativa pretende mapear 100% da área territorial do município e disponibilizar as imagens em um portal on-line, acessível e gratuito para todos os cidadãos.
Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2022, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.