São realizadas ações presenciais e também nos canais digitais do órgão
A campanha Maio Amarelo 2021 do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) está em sua reta final e tem promovido uma série de ações, tanto presenciais, conscientizando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, mas principalmente nos meios digitais devido à pandemia do coronavírus. Neste ano, o tema da campanha é “Maio Amarelo 2021: Sua história merece continuar”, e traz a importância da valorização da vida e a trajetória de cada indivíduo.
Durante todo o mês, o Detran-PR tem publicado podcasts especiais sobre o Maio Amarelo com diversos temas, entre eles gentileza, solidariedade, respeito, responsabilidade, empatia e comunicação no trânsito, além de entrevistas com especialistas na área. Os episódios estão disponíveis no Spotify gratuitamente e podem ser conferidos clicando aqui.
Dentre as ações presenciais, o Detran-PR, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), está promovendo uma série de blitzes educativas, iniciadas em maio e que devem continuar ao decorrer do ano. Na sexta-feira, 21 de maio, mais de 100 motoristas e caminhoneiros foram abordados em Almirante Tamandaré e receberam folders educativos sobre segurança do pedestre, direção defensiva e cuidados gerais, além de boné, porta-documentos e bafômetro descartável. A capital paranaense também contou com ações das equipes do Detran-PR e de outros órgãos de trânsito. As ações presenciais são realizadas seguindo os protocolos sanitários para evitar a disseminação do coronavírus.
Para o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita, a campanha é uma forma de reforçar a importância do cuidado e da prudência no trânsito. “No mês de maio as campanhas são intensificadas. O foco é disseminar a educação no trânsito ao máximo. O trânsito imprudente é uma ameaça à vida e devemos nos atentar a isso aumentando os cuidados. Nossa campanha fala sobre isso, a importância dos cuidados com a vida diante do trânsito”, explica Mesquita.
Palestra sobre empatia no trânsito
O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PR) promove nesta quarta-feira, 26 de maio, às 10 horas, a palestra “Empatia: uma Reflexão sobre o eu em trânsito”. O evento, que será virtual, terá com expositora Rosely Fantoni, psicóloga, mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Psicologia Organizacional, Educação Ambiental e Psicologia do Trânsito.
A palestra é aberta ao público em geral e será transmitida pelo canal do Youtube do DER-PR. Clique aqui para saber mais.
Mês da Conscientização
A Organização das Nações Unidas (ONU) propôs em maio de 2011 a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os altos índices de acidentes. Desde então, países do mundo todo promovem campanhas para incentivar técnicas de direção defensiva, o respeito ao próximo e às normas de trânsito. Outro ponto fundamental para termos um trânsito mais seguro para todos é a máxima do “maior cuida do menor”, difundida durante as campanhas.
A cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção no trânsito. Em 2020, a ONU definiu a década entre 2021 e 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.
Em 2020, somente Curitiba teve 181 mortes no trânsito, sendo os motociclistas os que mais morreram (69). Outros 65 pedestres, 29 ocupantes de automóvel e 15 ciclistas foram vítimas fatais dos acidentes, de acordo com a prefeitura. Os números, divulgados pelo Programa Vida no Trânsito, da prefeitura, acenderam um alerta: mesmo com a redução de mortes no trânsito registrada na última década na cidade, os dados do ano passado cresceram 7% em comparação com 2019.
As ações do Maio Amarelo são divulgadas no rádio, televisão e redes sociais do Detran-PR (Facebook, Instagram e Twitter).
Veja abaixo o vídeo sobre a campanha “Maio Amarelo 2021: Sua história merece continuar”.
Parceria Detran e PGP
O Detran-PR é apoiador do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) desde a 5ª edição, em 2017. O órgão faz parte da comissão julgadora da premiação, que define os melhores projetos do ano.
Com informações do Detran-PR e AEN