CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Projeto conseguiu organizar a fila de espera e desenvolveu critérios técnicos para encaminhamento das crianças às unidades

O acesso à creche é um desafio em todo o país. Entre as consequências da falta de vagas estão longas filas de espera e pais sem ter onde deixar seus filhos enquanto estão trabalhando. Mas além de cumprir essa função, as creches também são essenciais no desenvolvimento físico, afetivo e intelectual das crianças. Por isso, a Prefeitura de Londrina, no Norte Central do Paraná, desenvolveu a Central de Vagas: Boas Práticas na Administração Pública.

Antes da implementação da Central de Vagas (CV), os pais procuravam diretamente às unidades para realizarem o cadastro de seus filhos. Resultado disso eram cadastros de uma mesma criança em diversas creches, refletindo em um número impreciso sobre a necessidade de vagas e resultando em uma espera mais longa por uma vaga. Além disso, não existiam critérios definidos para a escolha das crianças, contando apenas com a preferência para famílias beneficiadas por programas sociais.

O projeto surgiu após uma Recomendação Conjunta do Ministério Público e Defensoria Pública para a Secretaria Municipal de Educação de Londrina, visando obter um número real de crianças em fila de espera, uma vez que as estimativas giravam em torno de oito mil crianças aguardando vaga. Com a equipe designada para implementar a Central, foram desenvolvidos critérios técnicos para seleção das crianças, além de um único espaço para que os pais solicitassem a vaga.

Entre os benefícios do projeto estão a diminuição na fila de espera, com cerca de 1.600 crianças aguardando atualmente. O atendimento nas creches também melhorou, sendo exclusivo para pais de alunos já matriculados. Outro resultado positivo foi a diminuição de ações judiciais contra o município, gerando economia de recursos com o pagamento de multas. Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

22 DE JULHO DE 2024

Ubiratã fornece assistência a jovens em situação de extrema pobreza

Projeto municipal promove inclusão social com estímulo à cidadania e cultura...

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...