CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:
Valorizando a Vida promove palestras direcionadas à população e mobilização em espaços públicos, mostrando os prejuízos que o uso de entorpecentes pode causar
O uso de drogas por parte de crianças, adolescentes e jovens têm crescido nas últimas décadas em todo o país. Nem mesmo cidades pequenas, consideradas mais seguras e com índices de criminalidade menores do que as grandes metrópoles, estão livres deste cenário. Pensando nisso, a Prefeitura de Ivaiporã, no Norte Central do Paraná, desenvolveu o projeto Valorizando a Vida.
Com um aumento do tráfico na região, o projeto surgiu com o anseio de cooperar para redução do uso de drogas, principalmente do crack no município. Foram realizadas palestras direcionadas à população e mobilizações em espaços públicos, principalmente nas escolas, mostrando os prejuízos que o uso de entorpecentes pode causar. Com o sucesso do projeto, as Secretarias de Assistência Social e Educação de Ivaiporã expandiram os trabalhos para municípios vizinhos, formando uma rede local para conscientização da população.
O projeto foi possível graças a uma parceria entre a Diretoria Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, o Núcleo Regional de Educação, Polícias Militar e Civil, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Corpo de Bombeiros, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Trânsito e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A união dos órgãos proporciona que várias áreas possam ser abordadas, como saúde, segurança e educação
Entre os resultados do projeto estão a diminuição do uso e do tráfico, reduzindo também o índice de apreensões. Houve aumento na procura por tratamento, grupos de apoio e internações durante a realização do projeto, que atinge cerca de 20 mil pessoas. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017 e uma Menção Honrosa em 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.