633 árvores foram plantadas em locais estratégicos da cidade, contemplando praças e avenidas

Para promover a sustentabilidade a partir da arborização, da educação ambiental e da inclusão social, unindo conservação, inovação e participação comunitária, o município de Ivaiporã, localizado no Norte, criou o projeto Raízes do Futuro: Ivaiporã, Coração Verde do Paraná. Situada em meio ao bioma Mata Atlântica, a cidade aproveitou sua estrutura já consolidada, como o Viveiro Municipal, para desenvolver o programa. Ao todo, 633 árvores foram plantadas em locais estratégicos da cidade, contemplando praças e avenidas.

Em 2024, Ivaiporã promoveu uma série de ações voltadas à valorização ambiental e à arborização urbana. Foram realizadas atividades de caça ao tesouro, com pistas interpretativas sobre a flora local e um enigma final que revelava a palavra “araucária”, espécie símbolo do Paraná e ameaçada de extinção. Também foi realizado o III Congresso de Valorização do Dia da Árvore, que reuniu 2.300 crianças de 10 escolas.

O secretário de Meio Ambiente de Ivaiporã, Jeferson Teixeira Palopoli, afirma que o programa ganhou reconhecimento dentro e fora do país. “O município também obteve reconhecimento internacional com o Prêmio Cidade Árvore do Mundo pela terceira vez e arrecadou mais de R$ 1 milhão em ICMS Ecológico. Esse resultado coloca Ivaiporã como referência em sustentabilidade e modelo de integração entre meio ambiente, educação e cidadania.”

Natália Stier, beneficiária do projeto, considera que a população é diretamente beneficiada pela iniciativa. “A gente está contribuindo não só com a questão da arborização, mas também com a melhoria da temperatura nos locais onde as árvores são plantadas, auxiliando no controle das mudanças climáticas, que afetam diretamente a população, não só do município de Ivaiporã, mas do mundo como um todo. Há também a melhoria da qualidade da água e a preservação das nascentes das áreas rurais e urbanas. A população é diretamente impactada em todos os aspectos.”

No Parque Natural Municipal Mata do Placídio, foram plantadas 730 mudas, sendo 150 araucárias inseridas durante a semana comemorativa, como parte do Programa “Minha Araucária”. Outras ações integradas incluíram o fortalecimento do Viveiro Municipal, que totalizou a distribuição de 5.900 mudas, além de melhorias na estrutura e no sistema de irrigação. O custo total de implantação do projeto foi de R$ 4 milhões.

Os bons resultados fizeram com que o projeto conquistasse o Troféu de 2º Lugar de Sustentabilidade. Para o Prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, saber que a iniciativa foi premiada é muito gratificante. “É um projeto que inclui a cidade toda. Onde a gente melhorou a qualidade do ar, com inclusão e acessibilidade. É um projeto abrangente, acredito que por isso que ele foi premiado. É muito gratificante para o gestor público ter reconhecido esse trabalho dele. Eu parabenizo o Sindicato dos Auditores do Paraná pela iniciativa”.

Relacionados