Iniciativa beneficia 2800 estudantes

O município de Ivaiporã, localizado na Região Norte do Paraná, tem se destacado em várias áreas, especialmente na educação. Em resposta ao aumento significativo de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a cidade criou o grupo “AMPARE – Apoio a Mães e Pais de Autistas Reunidos”, com o objetivo de apoiar e dar suporte psicológico aos responsáveis por crianças autistas. Atualmente, o projeto envolve 2800 estudantes da Rede Municipal de Ensino, abrangendo 11 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 10 escolas municipais.

Desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação, o projeto AMPARE surgiu após um mapeamento que identificou aproximadamente 20 estudantes com TEA nas escolas de Ivaiporã. O grupo oferece rodas de conversa mensais, formação em Análise Comportamental Aplicada para pais e professores, e um espaço seguro para troca de experiências. As reuniões são organizadas pela equipe do Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado (CMAEE) e assessoras pedagógicas da Secretaria de Educação, além de contar com o apoio de psicólogos e outros profissionais.

O grupo, que começou em 2023 com a participação exclusiva de responsáveis e educadores da Rede Municipal de Ensino, expandiu-se para toda a comunidade, incluindo familiares, professores e outros profissionais da educação.

“Esse é o segundo ano que o projeto está sendo colocado em prática. A iniciativa traz dinâmica no atendimento para as crianças com autismo, uma rede de apoio para as famílias atípicas, rodas de conversa a cada 15 dias e, nesse intervalo de tempo, nós fazemos a ponta com a família para eles praticarem em casa, enquanto não acontece a segunda etapa do tratamento”, explicou o secretário de educação, Adriano Marcos.

O orçamento estimado para a execução do projeto é de R$ 5600, com a contribuição das Assessoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, do CMAEE e das Psicólogas. Esses valores representam uma estimativa de custos que já fazem parte da rotina das Secretarias de Educação e Saúde. 

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2024, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados