Com a adoção dos painéis, a população economiza os custos com energia elétrica
Incentivar a produção de energia renovável por meio de painéis solares foi a ação empreendida pelo município de Itaipulândia, na Região Oeste do Paraná, ao lançar o Programa Luz Solar para Todos, promovendo a sustentabilidade nas residências. Esta iniciativa, pioneira na região, já beneficiou 2.000 famílias em apenas dois anos, enfrentando os elevados custos de energia elétrica.
A Lei Municipal nº 1.990/2022 desempenha um papel fundamental no programa, concedendo subsídios para a instalação e ampliação de sistemas fotovoltaicos em residências, abrangendo tanto novas instalações quanto a expansão de sistemas já existentes.
Conforme explica a Secretária Municipal de Administração, Denise Deise Andrighetti, “O programa transforma a realidade energética das famílias, oferecendo uma alternativa economicamente e ambientalmente sustentável”. O projeto não apenas alivia o orçamento familiar com a significativa redução nas contas de luz, mas também impulsiona a economia local, uma vez que os painéis são fornecidos por empresas e escolhidos pelos próprios cidadãos.
Uma das beneficiárias e recepcionista local, Luana Eidt, expressa sua satisfação: “Graças ao programa, minha conta de luz caiu para cerca de 40 reais”. Ela é uma das 3.500 pessoas que, em 2023, receberam painéis solares por meio do projeto.
O programa visa alcançar 100% das famílias elegíveis até 2025, com um orçamento total de R$ 50 milhões. A iniciativa é realizada com recursos públicos, alinhando-se às políticas de desenvolvimento sustentável e preservação ambiental.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.