Com a adoção dos painéis, a população economiza os custos com energia elétrica

Incentivar a produção de energia renovável por meio de painéis solares foi a ação empreendida pelo município de Itaipulândia, na Região Oeste do Paraná, ao lançar o Programa Luz Solar para Todos, promovendo a sustentabilidade nas residências. Esta iniciativa, pioneira na região, já beneficiou 2.000 famílias em apenas dois anos, enfrentando os elevados custos de energia elétrica.

A Lei Municipal nº 1.990/2022 desempenha um papel fundamental no programa, concedendo subsídios para a instalação e ampliação de sistemas fotovoltaicos em residências, abrangendo tanto novas instalações quanto a expansão de sistemas já existentes.

Conforme explica a Secretária Municipal de Administração, Denise Deise Andrighetti, “O programa transforma a realidade energética das famílias, oferecendo uma alternativa economicamente e ambientalmente sustentável”. O projeto não apenas alivia o orçamento familiar com a significativa redução nas contas de luz, mas também impulsiona a economia local, uma vez que os painéis são fornecidos por empresas e escolhidos pelos próprios cidadãos.

Uma das beneficiárias e recepcionista local, Luana Eidt, expressa sua satisfação: “Graças ao programa, minha conta de luz caiu para cerca de 40 reais”. Ela é uma das 3.500 pessoas que, em 2023, receberam painéis solares por meio do projeto.

O programa visa alcançar 100% das famílias elegíveis até 2025, com um orçamento total de R$ 50 milhões. A iniciativa é realizada com recursos públicos, alinhando-se às políticas de desenvolvimento sustentável e preservação ambiental.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...