A família, por ser a primeira instituição social, tem papel fundamental para a formação dos indivíduos. A escola também tem importante participação nesse processo, como local de socialização.
Diante da necessidade de parceria entre essas unidades-base para enfrentar problemas complexos e como meio de fortalecer essa interação, a administração de Marechal Cândido Rondon, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, executa o projeto Boletim de Acompanhamento da Família, que recebeu troféu na terceira edição do PGP-PR.
Para essa cooperação entre os núcleos familiar e escolar, o processo educativo conta com orientação e apoio sociofamiliar, reduzindo a exposição de crianças e adolescentes a situações de vulnerabilidade.
Ligação
A iniciativa conta com ações que ligam diversos setores e comprovam a eficiência da integração no enfrentamento de problemas.
Além disso, o projeto fortalece a relação entre família e escola, permitindo que os laços parentais sejam mais fortes, o desempenho escolar melhore e existam conversas sobre drogas e violência.
A proposta é desenvolvida nos 17 estabelecimentos de ensino municipais de Marechal Cândido Rondon, alcançando estudantes e familiares. São previstas formações e palestras para os pais e atividades lúdicas para as crianças.
O objetivo é possibilitar maior segurança pessoal e social ao aluno, reduzindo a vulnerabilidade social e, assim, protegendo crianças e adolescentes de forma integral.
Futuro
São realizadas avaliações bimestrais, para que, semestralmente, os boletins familiares possam ser entregues.
Os resultados obtidos são importantes para direcionar a iniciativa ao objetivo desejado.
Beneficiando os alunos e seus familiares, a ação também gera impactos positivos para a comunidade do município.
A meta a ser atingida pelo Boletim de Acompanhamento da Família é reduzir a incidência de risco pessoal e de vulnerabilidade, combatendo as chamadas violências sociais.
A parceria entre escola e família sempre será fundamental para o desenvolvimento pleno do indivíduo e, por isso, ambas devem caminhar juntas para proteger as futuras gerações.
Fonte: Sindafep