A gestão municipal de Arapongas identificou a ausência de dados precisos e a falta de um planejamento sistêmico para a área de segurança pública da cidade, sem uma estratégia para implementar ações de forma integrada. As atividades eram realizadas isoladamente por parte das forças de segurança.
Assim, para solucionar o problema diagnosticado, foi criado o Plano Municipal de Segurança Pública e Trânsito de Arapongas, que desenvolve uma série de políticas integradas, visando à redução dos acidentes de trânsito e da criminalidade na cidade.
Uma dessas ações é o policiamento comunitário, que possibilita à população se envolver de modo ativo, manifestando sua opinião aos agentes, sugerindo melhorias e realizando denúncias diretas. Como resultado, a sensação de proteção e a confiança depositada nas forças de segurança pública tendem a aumentar bastante, fortalecendo sua atuação.
A meta é propor novas ações que possam aperfeiçoar os programas existentes e criar outras estratégias para novos projetos. O resultado direto, verificado mediante análise de dados da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Civil de Arapongas, é a redução da sensação de insegurança nos bairros, a diminuição do número de acidentes de trânsito e, por conseguinte, a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade.
Funcionamento integrado
A Prefeitura de Arapongas atua por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) e da Guarda Municipal em parceria com as Polícias Militar e Civil, com o Corpo de Bombeiros, com as Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, com a Patrulha Ambiental e com a Patrulha Escolar. Além disso, o Poder Judiciário, o Departamento Antidrogas, o Ministério Público (MP), o Conselho Comunitário de Segurança e Bem-Estar Social e os demais Conselhos Municipais integram o Plano, aplicado durante todo o ano de 2017.
Fonte: PGP-PR