Passando por sua segunda edição, o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) teve suas inscrições encerradas em 31 de agosto. Promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), mediante convênio firmado com o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIFISCO/RS), o prêmio promove o reconhecimento de projetos desenvolvidos pelos gestores públicos municipais paranaenses que se destaquem pela observância às regras técnicas e pela obtenção de resultados positivos para a população de seus municípios.
Na primeira edição do PGP-PR, 49 prefeituras participaram da iniciativa com 89 projetos apresentados. Neste ano, foram feitas as inscrições de 133 projetos provenientes de 61 prefeituras.
O crescimento reflete o impacto positivo que a primeira edição teve em toda a sociedade paranaense e nos gestores públicos, agora ainda mais interessados em compartilhar seus projetos de sucesso para que outros municípios possam usá-los como bons exemplos.
Para o coordenador-geral do Prêmio, Laerzio Chiesorin Júnior, o número de inscritos é fruto do intenso trabalho desenvolvido pela equipe organizadora e pelos avaliadores do Prêmio, que percorreram todo o estado divulgando o PGP-PR e incentivando a participação das prefeituras.
"O trabalho dos avaliadores na divulgação deve ser enaltecido. Muitos visitaram a totalidade dos municípios pertencentes as suas Regionais para fazer a divulgação da iniciativa. A grande repercussão do Prêmio na mídia e o lançamento da Revista PGP-PR em 2013 também foram fatores que contribuíram para o aumento na procura", explica o coordenador.
Tendo sido encerradas as inscrições, o II PGP-PR entra em uma segunda fase, a da Análise de Campo, que segue até o final de setembro. Nessa fase os avaliadores, que são voluntários dentre os Auditores Fiscais da Receita do Estado, percorrerão os municípios para acompanhar e avaliar os projetos, verificando sua documentação e sua efetiva execução.
Banco de Projetos
Com as iniciativas apresentadas na primeira edição, foi formado um Banco de Projetos. Disponível no site do PGP-PR (pgp-pr.org.br), consiste em um banco de dados com os programas de sucesso executados nos municípios paranaenses.
O objetivo é que gestores públicos repliquem os projetos a fim de disseminar as boas práticas e levar as melhorias aos seus municípios. Ao final da segunda edição do Prêmio, os novos projetos apresentados também se juntarão a esse banco.