Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações
A dificuldade de acesso às informações municipais por parte da gestão pública impulsionou o município de Guarapuava, na Região Centro Sul do Paraná, a criar o projeto GeoGuarapuava. Ele visa simplificar a obtenção de dados e outros documentos essenciais, reduzindo em 90% a necessidade de visitas in loco à prefeitura.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, liderada por Adenilson de Camargo Lustosa, o GeoGuarapuava é um portal que integra diferentes secretarias municipais. “Criamos uma infraestrutura digital que atende várias demandas da população, integrando aplicações web em um único hub“, explica. O portal é alimentado diretamente pelos sistemas das secretarias, mantendo as informações sempre atualizadas.
O projeto, está operando há três anos e já alcança uma média de 240 acessos diários, evidenciando sua utilidade e crescente popularidade. “Zeramos a demanda de ir à prefeitura para a maioria dos documentos, como consultas prévias e zoneamento”, destaca Lustosa, ressaltando a eficácia do sistema.
A Engenheira de Projetos da Prefeitura Municipal, Monica Rodrigues Brisolla Rubio, reforça a importância do GeoGuarapuava: “É um avanço significativo na gestão pública, trazendo agilidade e transparência para o atendimento das necessidades dos cidadãos”, disse.
Com um orçamento total de R$ 1,3 milhão, o projeto tem novas metas para 2024, como o de integrar outros aplicativos e sistemas. Além disso, já demonstrou resultados tangíveis, consolidando-se como um modelo de eficiência e inovação na gestão pública.
Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2023, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.