Descubra os projetos e cidades que fizeram a diferença ao longo dos anos
O Banco de Projetos do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) tem o orgulho de celebrar as iniciativas que destacaram-se ao longo dos anos com o Troféu Melhor do Ano. A cada edição, a premiação reconhece projetos que fazem a diferença em suas comunidades e contribuem para o desenvolvimento regional. Confira os vencedores das últimas edições:
2013: Agroindústrias Familiares – Cianorte
A iniciativa apoia a inclusão de agricultores familiares no processo de agroindustrialização e comercialização de sua produção. Isso agrega valor, amplia a geração de renda e cria mais oportunidades de trabalho no meio rural.
2014: Programa Intersetorial de Enfrentamento à Violência – Ivaiporã
O projeto atua com ações de caráter preventivo, focado nas áreas de educação permanente e organização da assistência. Trata-se de uma nova estratégia de gestão em rede para enfrentar a epidemia da violência.
2015: Terminal do Estudante: Espaço Cidadão – Assaí
O espaço oferece acompanhamento de pedagogas, coordenadoras, estagiárias de pedagogia, vigias e auxiliares. Além dessa assistência direta, os profissionais fazem vistorias nas linhas de trajeto, desde o embarque até a chegada à escola.
2016: Rede de Mulheres Solidárias e Protagonismo Feminino – Apucarana
O grupo organiza materiais artesanais e recicláveis, além de se dedicar à organização de festas e eventos, para gerar renda e fortalecer o vínculo comunitário. Os itens produzidos são comercializados no Espaço da Mulher.
2017: De Volta para a Escola – Mandaguari
Depois de identificar as faltas dos alunos, é estabelecido o contato inicial com os pais ou responsáveis, onde é enfatizada a importância dos estudos e da frequência escolar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social do jovem.
Se essa medida não for suficiente, inicia-se uma nova etapa chamada “Escola para os Pais”. Os familiares são convidados a participar de palestras sobre diversos temas, conduzidas por profissionais como psicólogos, assistentes sociais, educadores e promotores de Justiça, para conscientizar e apoiar as famílias no acompanhamento escolar dos alunos.
2018: Cidadãos do Futuro: Um Novo Olhar para Crianças – Quarto Centenário
O projeto oferece formação ampliada às crianças de Quarto Centenário para complementar o ensino formal e priorizar o desenvolvimento das dimensões afetiva, cognitiva, motora e social das crianças.
2019: Plano de Recuperação de Curitiba – Curitiba
A iniciativa cria propostas para reverter o cenário precário das contas públicas, a partir de um amplo diagnóstico da situação fiscal do município.
2020: Educários EAD: Inovando o Ensino Infantil e Fundamental – Guaíra
Com práticas inovadoras, o projeto garantiu que crianças continuassem os estudos por meio de videoaulas na internet, durante a pandemia.
2021: De Informal a Empresário Legal – Ponta Grossa
A iniciativa expandiu os serviços da Sala do Empreendedor para os 10 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que atuam diretamente no atendimento às populações mais vulneráveis. Com isso, moradores de todas as regiões da cidade agora têm acesso facilitado aos serviços essenciais voltados ao Microempreendedor Individual, além de informações sobre as vantagens de regularizar seu negócio e sair da informalidade.
2022: Programa Roncador Sustentável – Roncador
A cidade agora abriga a primeira Usina de Termomagnetização do Brasil, sistema inovador que transforma resíduos em cinzas e reduz em até 97% a massa dos materiais inseridos no processo. Os resíduos resultantes podem ser reaproveitados na produção de asfalto, blocos cerâmicos e insumos agrícolas.
2023: Kit Moradia: Porta de Acesso a Direitos – Rio Branco do Sul
A iniciativa oferece materiais e mão de obra para a construção e reforma de moradias de até 15m², que beneficiam os moradores em situação de maior vulnerabilidade
2024: Em breve!
Qual projeto tem a sua torcida? Fique atento para a divulgação do projeto que será premiado com o Troféu Melhor do Ano em 2024!