A Assembleia Legislativa, em parceria com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), entregou a 23 gestores municipais o prêmio Gestor Público do Paraná. Essa é a primeira edição do prêmio que valoriza iniciativas inovadoras e programas municipais que apresentaram resultados positivos para as comunidades.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, considera importante a participação do Poder Legislativo nessa premiação, principalmente porque a Assembleia tem se destacado por sua gestão. “Este prêmio é um grande incentivo para aperfeiçoar as políticas públicas, pois servem de exemplos para outros municípios. Quem ganha com isso é a população paranaense.”
Rossoni disse que a manifestação das ruas em meados do ano serviu de alerta para os gestores. “A população não quer mais ouvir falar em projetos que somem como fumaça, não quer mais ouvir falar em máquina pública inflada e ineficiente”, afirmou. Ele citou a Assembleia como exemplo de gestão, pois em quatro anos, economizará mais de meio bilhão de reais com as medidas austeras que tomou e a eficiência da administração. “Vamos repetir à exaustão a economia que fizemos desde o início da nossa gestão para que fique bem claro hoje, e para as futuras administrações, que é possível administrar com economia e transparência. Assim a população sempre poderá cobrar seus administradores públicos”, afirmou.
Prêmio Gestor Público
Nesta primeira edição os temas do “Premio Gestor Público” foram: educação, tecnologia da informação e administração tributária. Quarenta e quatro municípios inscreveram 89 projetos. O grande vencedor foi o município de Cianorte, com o programa “Agroindústrias Familiares”. Na área de Educação, o prêmio destaque foi entregue ao projeto “Redescobrindo o encantamento de ensinar”, da prefeitura de Pinhais.
Premiação semelhante já acontece no Rio Grande do Sul há 12 anos. No Paraná, a intenção é consolidar a iniciativa e contemplar os vencedores com o reconhecimento público das entidades e instituições parceiras. Além da Assembleia Legislativa e do Sindicado dos Auditores, apoiam a iniciativa o Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento, o Tribunal de Contas e a Ordem dos Advogados do Brasil.
Municípios premiados
Assaí, Cambé, Campo Largo, Chopinzinho, Cianorte, Curitiba, Engenheiro Beltrão, Foz do Iguaçu, Guairaçá, Guarapuava, Ibiporã, Ipiranga, Maringá, Nova Esperança, Nova Fátima, Paraíso do Norte, Piên, Pinhais, Ponta Grossa, Rolândia, Santa Terezinha de Itaipu, Telêmaco Borba e Umuarama.
Fonte: Castilho