CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:


FazJovem Empreendedor atende alunos do terceiro ano do ensino médio em dez escolas estaduais

Criar o espírito empreendedor nos jovens e adolescentes é um dos caminhos para fortalecer a economia dos municípios. A Prefeitura de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, buscando fortalecer o comércio local, principalmente neste período em que o país enfrenta uma crise econômica, desenvolveu o projeto FazJovem Empreendedor.

Prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Cláudio Wosniak, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto FazJovem Empreendedor

Os alunos de dez escolas estaduais do município que estão no terceiro ano do ensino médio participam de cinco palestras, sendo elas: conhecendo o município; desenvolvendo o seu bairro; motivando o jovem empreendedor; desburocratização; e vocação empreendedora. No último encontro, os alunos se reúnem com o prefeito da cidade, que conta os desafios de se administrar uma cidade como Fazenda Rio Grande. Cerca de mil alunos são atendidos por ano pelo projeto. Ao fim do ciclo de palestras, os alunos são cadastrados em um banco de dados, em que a prefeitura acompanha aqueles que decidiram abrir o seu próprio negócio.

Para que a iniciativa desse certo, o município criou uma lei para regulamentar o projeto. Foram investidos também em equipamentos para a apresentação das palestras, como notebook, projetor com tripé e uma caixa de som, além de um banner, totalizando cerca de R$ 8.550. Um veículo da prefeitura também é utilizado para o deslocamento da palestrante. No final, uma formatura é realizada com os alunos, gerando um custo de R$ 8 mil. Após o primeiro ano de aplicação do projeto, foi constatado um aumento de jovens à procura de orientação dentro da Sala do Empreendedor.

Entre os principais benefícios estão o fortalecimento do comércio local, o auxílio aos comércios de familiares dos alunos, uma vez que eles levam os conhecimentos aprendidos nas palestras, e ajudar a diminuição de jovens em situação de vulnerabilidade social. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

13 DE FEVEREIRO DE 2026

Apucarana torna Língua Brasileira de Sinais disciplina obrigatória do Ensino Fundamental I

250 professores e servidores foram certificados com cursos de Libras

6 DE FEVEREIRO DE 2026

Nova Tebas implanta Unidade de Cuidados Prolongados

A iniciativa reduziu significativamente o número de pacientes acamados e ampliou a...

30 DE JANEIRO DE 2026

Comesp proporciona acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar

25 cidades passaram a oferecer acolhimento para mais de 400 vítimas

23 DE JANEIRO DE 2026

Ivaiporã promove sustentabilidade a partir de arborização

633 árvores foram plantadas em locais estratégicos da cidade, contemplando praças e...

16 DE JANEIRO DE 2026

Pato Branco capacita jovens e adultos em tecnologia

A avaliação do projeto é contínua, com foco na conclusão dos cursos e na inserção...

9 DE JANEIRO DE 2026

Toledo combate a exploração do trabalho infantil

60 adolescentes são atendidos por mês