O município de Entre Rios do Oeste, na Região Oeste do Paraná, desenvolveu o projeto Caixinhas de Vida. A iniciativa beneficia diretamente 17 pacientes, que apresentam desafios para seguir corretamente os horários e doses, ou que estão em polifarmácia, condição de quem toma quatro ou mais medicamentos de forma simultânea e rotineira. Essa é uma forma de administrar melhor os medicamentos e promover maior adesão ao tratamento. Desenvolvido pela Secretaria de Saúde, são confeccionadas caixas organizadoras personalizadas, que contêm divisórias e instruções visuais claras, adaptadas à rotina de cada paciente. Além disso, a equipe de saúde oferece orientações detalhadas e realiza acompanhamento contínuo para garantir que as caixinhas sejam utilizadas de forma eficaz.
“Ao observar a dificuldade de alguns pacientes em tomar corretamente a medicação de uso contínuo, surgiu a ideia do projeto. Com sua implementação, percebemos melhorias significativas na saúde dos pacientes, como a redução no uso de medicamentos e, em alguns casos, até a suspensão do tratamento medicamentoso. Isso acontece porque o projeto ajuda os pacientes a aderirem ao tratamento da maneira adequada”, destacou Angela Patrícia, agente comunitária do município.
O projeto foi realizado sem necessidade de orçamento extra, apenas com recursos já disponíveis no serviço público: materiais recicláveis e itens básicos, como caixas de toner, folhas A4, lápis de cor e cola branca.
Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2024, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.