CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Boas Práticas na Merenda Escolar com Agricultura Familiar aumentou a renda dos produtores locais e garantiu uma alimentação de qualidade para as crianças

Buscando fomentar a economia local e garantir uma alimentação de qualidade para as crianças que estudam nas escolas municipais, a Prefeitura de Entre Rios do Oeste, na região de Toledo, desenvolveu o projeto Boas Práticas na Merenda Escolar com Agricultura Familiar, que aumentou a produção e renda dos agricultores familiares, além de proporcionar uma merenda escolar mais saudável.

Prefeito de Entre Rios do Oeste, Jones Neuri Heiden, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo Boas Práticas na Merenda Escolar com Agricultura Familiar

Muitas crianças do município estavam acima do peso ideal ou abaixo dele, situação gerada pela má alimentação ou pela alimentação inadequada. Além disso, com o surgimento da Lei 11.947/2009, 30% do valor que é repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.

Foi preciso fazer um trabalho intenso com os agricultores ao longo dos anos, já que grande parte deles produzia apenas produtos panificados. A gestão municipal também firmou convênio com a Itaipu Binacional e a Associação de Produtores Orgânicos de Entre Rios do Oeste (Apoer), buscando oferecer assessoria e formação técnica aos agricultores. Cerca de 12 produtores e suas famílias são atendidas pelo programa, além de 500 crianças na educação municipal que se alimentam com os alimentos produzidos.

Os custos do projeto são pagos com recursos do município, do PNAE e royalties da Itaipu. Entre os benefícios estão o desenvolvimento da agricultura familiar, comércio local e a melhora na alimentação das crianças, o que os incentiva a serem mais saudáveis também em casa. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

13 DE FEVEREIRO DE 2026

Apucarana torna Língua Brasileira de Sinais disciplina obrigatória do Ensino Fundamental I

250 professores e servidores foram certificados com cursos de Libras

6 DE FEVEREIRO DE 2026

Nova Tebas implanta Unidade de Cuidados Prolongados

A iniciativa reduziu significativamente o número de pacientes acamados e ampliou a...

30 DE JANEIRO DE 2026

Comesp proporciona acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar

25 cidades passaram a oferecer acolhimento para mais de 400 vítimas

23 DE JANEIRO DE 2026

Ivaiporã promove sustentabilidade a partir de arborização

633 árvores foram plantadas em locais estratégicos da cidade, contemplando praças e...

16 DE JANEIRO DE 2026

Pato Branco capacita jovens e adultos em tecnologia

A avaliação do projeto é contínua, com foco na conclusão dos cursos e na inserção...

9 DE JANEIRO DE 2026

Toledo combate a exploração do trabalho infantil

60 adolescentes são atendidos por mês