Datas como esta reforçam a importância de tomadas de decisão orientadas por evidências

O Dia Mundial da População, celebrado em 11 de julho, é uma data criada pela Organização das Nações Unidas para chamar atenção à urgência e à importância de temas relacionados ao crescimento populacional, planejamento familiar, saúde reprodutiva, migração, envelhecimento e desenvolvimento sustentável. Em 2024, a população mundial ultrapassou os 8 bilhões de habitantes, segundo estimativas das Nações Unidas, um marco que desafia gestores públicos a promover inclusão, garantir serviços essenciais e pensar políticas públicas com base em dados reais.

Para o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), datas como esta reforçam a importância de tomadas de decisão orientadas por evidências. A compreensão do perfil populacional, como distribuição etária, taxa de urbanização, acesso à saúde, educação e renda, é fundamental para formular políticas públicas mais justas, inclusivas e sustentáveis.

O Paraná tem mais de 11,5 milhões de habitantes e segue tendências como o envelhecimento da população, queda na taxa de natalidade e aumento da urbanização. Esses dados impactam diretamente o planejamento da administração pública em áreas como previdência, assistência social e mobilidade urbana.

Para o PGP-PR, refletir sobre o Dia Mundial da População é lembrar que números representam vidas — e que cada indicador é um ponto de partida para transformar a realidade da população. Reforçamos nosso compromisso com uma gestão pública eficiente, técnica e voltada para as necessidades reais da sociedade paranaense.

Relacionados

26 DE FEVEREIRO DE 2026

CoreconPR renova parceria com Prêmio Gestor Público Paraná 2026

Reunião realizada nesta semana reforçou compromisso institucional com a valorização...

18 DE FEVEREIRO DE 2026

Coordenador do PGP-PR realiza visita à Prefeitura de Prudentópolis para divulgar o prêmio

Encontro aconteceu durante o feriado de Carnaval

18 DE FEVEREIRO DE 2026

PGP-PR ergue outdoor em homenagem a Mercedes, pela conquista do Troféu Melhor do Ano

Na 13ª edição, o projeto Sementinha da Inclusão recebeu os troféus Melhor do Ano e...

13 DE FEVEREIRO DE 2026

PGP-PR renova parceria com CRA-PR

Reunião estratégica entre as instituições define etapa decisiva da premiação e...

13 DE FEVEREIRO DE 2026

Celebramos o Dia Mundial do Rádio!

Data foi oficializada pela Unesco, em 2011, em homenagem à primeira transmissão de um...

12 DE FEVEREIRO DE 2026

PGP-PR e Aerp renovam parceria para 2026

Na reunião, foi entregue o relatório das atividades realizadas pela premiação em 2025