CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Projeto conta com uma coleção de mais de 600 peças excepcionalmente preservadas, entre fósseis de pterossauros, plantas fósseis e o primeiro dinossauro do Paraná

A cidade de Cruzeiro do Oeste tornou-se conhecida no meio paleontológico a partir da descoberta de uma população de pterossauros em 2012. No ano de 2014 veio a descoberta do primeiro pterossauro paranaense, o Caiuajara dobruskii, repercutida em todo o Brasil. Desde então, a prefeitura da cidade vem tomando medidas para garantir a proteção e preservação deste patrimônio.

Prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco, historiadora Neurides Martins e secretária de Educação, Onilda Barbosa

Para isso, além de acompanhar as escavações realizadas pela Universidade do Contestado, de Mafra (SC), providenciou-se um laboratório de paleontologia, que foi vinculado ao já existente museu histórico. A instalação do laboratório possibilitou a descoberta do primeiro dinossauro do estado do Paraná, o Vespersaurus paranaensis.

Do latim Vesper – oeste, e saurus – lagarto, o fóssil encontrado corresponde a uma espécie de dinossauro terópode cujos representantes viveram há cerca de 90 milhões de anos. Ele media, aproximadamente, 80 cm de altura e 1,6 m de comprimento. Era bípede e apresentava dieta carnívora, predando pequenos animais.

Desde a descoberta do material, a prefeitura prosseguiu fechando acordos com instituições de ensino superior de todo o Brasil, como a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade de São Paulo (USP), responsável pelo artigo científico que descreveu o dinossauro paranaense para todo o mundo.

Com a entrada de Cruzeiro do Oeste no mapa da paleontologia mundial, em 2019, o Museu de Paleontologia municipal foi criado e inaugurado. Desde então o espaço tem sido fundamental nos estudos e pesquisas referentes aos fósseis de dinossauros no Brasil. A criação do museu também contribuiu para o turismo da região. De julho de 2019 a março de 2020 foram aproximadamente cinco mil visitantes.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) em 2019 e 2020, uma das premiações mais importantes do segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

22 DE JULHO DE 2024

Ubiratã fornece assistência a jovens em situação de extrema pobreza

Projeto municipal promove inclusão social com estímulo à cidadania e cultura...

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...